'Bicicletada' cobra implementação de ciclovias em Manaus

Atualmente, Manaus tem apenas 3,1 km de estrutura cicloviária

Notícias
 

Fonte: D24am  |  Autor: Camila Pereira  |  Postado em: 16 de janeiro de 2014

Toda a mobilização foi feita através das redes soc

Toda a mobilização foi feita através das redes sociais

créditos: Nathalie Brasil

 

No início da noite desta quarta-feira (15), cerca de 30 ciclistas fizeram um protesto no cruzamento das avenidas Djalma Batista e João Valério para cobrar das autoridades a implementação de ciclovias e campanhas de conscientização contra a violência no trânsito. Com faixas, os participantes exibiram as bicicletas com as luzes acesas. Toda a mobilização foi feita através das redes sociais.

 

A advogada Nádia Aguiar participa de vários movimentos e disse que algo precisa ser feito para a melhoria do trânsito na cidade em relação aos ciclistas.

 

”Muitos motoristas pensam que o local de ciclista é na calçada enquanto, na verdade, a via precisa ser compartilhada", afirmou a advogada."Sabemos que existem outras prioridades e que uma ciclovia demora para ser feita, mas precisamos de campanhas educativas e conscientizar as pessoas sobre o trânsito, os riscos e responsabilidades".


Paulo Martins Júnior veio do Rio Grande do Sul. Quando se mudou, ele passou cerca de dois anos sem usar bicicleta, mas há cinco utiliza a bike para ir ao trabalho. 

 

Ele relata que já viu alguns acidentes e escapou de um. "O principal problema, além do clima, está no trânsito que é louco e a falta de opções de ciclovia", contou.

 

O Pedala Manaus apoia várias manifestações como estas. Paulo Aguiar, um dos coordenadores do projeto, destacou que várias articulações com órgãos públicos foram feitas. 

 

Em 2013, o movimento participou do projeto 'Transversalizando o Trânsito 2013', que incluiu os ciclistas como personagem importante no trânsito da cidade.

 

O Pedala Manaus ministrou aulas para professores da rede pública, para que eles pudessem repassar aos alunos.

 

"Precisamos de mais apoio dos órgãos para realizar campanhas e que eles exerçam o papel de fiscalizar e punir quem não cumpre a lei e não respeita os demais condutores", disse Paulo.

 

Leia também:

Em Manaus, ciclistas aprovam aluguel de bicicletas na Ponta Negra 

Manaus: apenas duas linhas de ônibus circulam na madrugada. Prefeitura acha suficiente 

Em Manaus, mais de 850 pessoas aderem ao Dia Mundial Sem Carro 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário