A partir do próximo dia 9, a minuta do edital de licitação e seus anexos ficarão à disposição da população no site oficial da Prefeitura (http://www.curitiba.pr.gov.br). O documento foi finalizado na segunda-feira (6) pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
A partir da divulgação, o edital fica disponível para críticas e sugestões durante 30 dias. Esse período é utilizado para esclarecer dúvidas dos interessados em participar da licitação da obra. "É o momento de trocar impressões", explica Fábio Scatolin, secretário de Planejamento e Gestão.
No dia 15 de janeiro o projeto e o edital serão discutidos com a comunidadeem uma audiência pública, que acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigüi, das 15h às 18 horas.
Se tudo correr conforme o previsto, o contrato para o início das obras deve ser assinado no meio deste ano. A expectativa da prefeitura é de que o metrô fique pronto em quatro ou cinco anos, com uma tolerância de mais um ano em relação ao prazo inicial.
A primeira fase da intervenção vai contemplar um trecho de 17,6 km, entre a Cidade Industrial de Curitiba e o bairro Cabral. Na segunda etapa o metrô segue até o bairro Santa Cândida. De acordo com o projeto, a intervenção deve custar cerca de 4 bilhões e 500 milhões de reais. Desse valor, mais de 1 bilhão e 400 milhões de reais devem vir de um financiamento da prefeitura junto ao BNDES. O governo federal também deve liberar 1 bilhão e 800 milhões de reais a fundo perdido para a obra, ou seja, que não vão precisar ser devolvidos. O governo estadual vai arcar com 700 milhões, o mesmo valor previsto para investimento da administração municipal. O restante dos recursos vai sair da iniciativa privada.
Leia também:
Obras de mobilidade ampliam orçamento de Curitiba
Em Curitiba, Painéis informam horário do ônibus em tempo real
Capitais ganham mobilidade urbana