Uma iniciativa tem estimulado e facilitado a utilização de bicicletas na área da Ponta Negra. Há três meses, a microempresa Esporte Urbano trabalha com aluguel de bikes no dia em que acontece o projeto ‘Faixa Liberada’.
O aluguel custa R$ 5 e, antes de tudo, é preciso fazer um cadastro no local onde acontece a entrega bicicletas. São 25 disponíveis.
"A ideia surgiu da dificuldade de quem mora em apartamento ou tem que arrumar um suporte para o veículo, que nem sempre é fácil. Sem contar as pessoas que, por algum motivo, não tem condições de ter uma bicicleta", afirmou o idealizador do projeto Francisco Alberto Almeida.
Atualmente, 350 pessoas estão cadastradas e as bicicletas podem ser reservadas com um dia de antecedência.
O advogado Welligton Silva, que costuma pedalar na Ponta Negra, aprovou o projeto.
“A ideia é muito boa porque incentiva o esporte, mesmo pra quem não tem condições de ter uma bicicleta”, afirmou ele.
“Muitas pessoas tem medo de vir pra cá e carregar equipamento. É uma alternativa, uma possibilidade”, disse a assistente social Érica Almeida. “Mas existem aquelas pessoas que tem receio de pedalar porque na Ponta Negra ainda não existe a ciclovia”.
Esta ressalva também foi destacada por um dos coordenadores do projeto ‘Pedala Manaus’, Paulo Aguiar.
“Quando não há o ‘Faixa Liberada’, os ciclistas acabam tendo que dividir o espaço com pessoas que estão caminhando ou fazendo outro esporte. O único problema é que no local não há ciclovia”, disse. “Mas a iniciativa de aluguel é muito boa já que aqui não tem o compartilhamento de bicicletas como em outras capitais”.
Faixa Liberada
No domingo, o horário é das 8h às 15h, e às quartas-feiras, das 17h às 21h.
O início do percurso é no Tropical Hotel e o retorno fica em frente ao Condomínio Jardim das Américas.
Em todo o trajeto, há profissionais da Semdej e agentes do Manaustrans e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) para organizar o fluxo de veículos.
Leia também:
Manaus: apenas duas linhas de ônibus circulam na madrugada. Prefeitura acha suficiente
Imposto sobre bicicleta no Brasil é maior que o de carros
Manaus tem apenas 15% das ciclovias prometidas para 2013