“Ciclofaixa sem demarcação não é ciclofaixa”, define o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jessé Teixeira Félix, quando indagado sobre a segurança da ciclofaixa da Rua Onze de Junho, em São Vicente. De acordo com comerciantes do local, os motoristas não respeitam o espaço destinado a ciclistas, que só é pintado no asfalto e não tem nenhum tipo de separação da faixa de rolamento de veículos.
É o que conta o vendedor de cocos Marciel Alves, que faz ponto no local. Segundo ele, acidentes com ciclistas na via são comuns. Motoristas e motociclistas utilizam a ciclofaixa para desviar do trânsito e até mesmo para trafegar normalmente.
“Aqui ninguém respeita o ciclista. Eles (os ciclistas) têm que andar com atenção o tempo todo. É comum ver um carro ou uma moto andando pela ciclovia”, disse o comerciante.
Alves é testemunha de diversos acidentes entre carros e bicicletas. Ele conta que já viu muitos ciclistas se machucarem na pista, quando os veículos invadem o espaço e muitas vezes os atropelam.
A ciclofaixa da Rua Onze de Junho é continuação da ciclovia da Avenida Embaixador Pedro de Toledo, onde a pista para bicicletas é separada das faixas destinadas a veículos por tartarugas.
O corretor de imóveis Léo Baltuz, que trabalha na Rua Onze de Junho, conta o episódio em que um motorista estacionou o carro sobre a ciclofaixa e chegou a ficar 15 minutos parado, interditando o tráfego de bicicletas. Os ciclistas foram obrigados a desviar para a faixa de rolamento junto com outros veículos de passeio e motos. “Os motoristas não respeitam essa ciclofaixa”, diz.
O presidente da ABC conta que este ano não houve nenhuma morte de ciclista em São Vicente. No entanto, segundo ele, a Rua Onze de Junho é umas das vias mais perigosas para o tráfego de bicicletas.
“Tem que ter pelo menos uma demarcação com tartarugas em qualquer ciclofaixa, mas eu defendo a construção de muretas para isolar o espaço para bicicletas da pista de carros”, explica Teixeira Félix.
Prefeitura
A Prefeitura de São Vicente explica que a Secretaria de Transportes do Município vem realizando mudanças no trânsito por conta das obras do Veículo Leve sobre Trilho (VLT). Algumas medidas são provisórias e outras estão sendo estudadas para serem definitivas, como por exemplo, a ciclofaixa em vários trechos da Cidade.
A Secretaria afirma que promove trabalho de divulgação constantemente, por conta dessas alterações. Segundo nota enviada à Reportagem do Diário do Litoral, “foram colocadas faixas em vários pontos da Cidade e distribuídos panfletos informativos. Agentes de Trânsito orientam os motoristas, ciclistas e pedestres. A fiscalização é intensificada em caso de problemas no trânsito”.
Leia também:
'Ecociclo' promove coleta de lixo de forma sustentável em São Vicente
Semana do ciclista é comemorada em São Vicente (SP)
MP questiona trabalhos do VLT de Santos e obras param por dois meses