Sob o incômodo cheiro do rio Pinheiros, o governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem (17) uma ponte para pedestres e ciclistas na região do Socorro, zona sul de São Paulo.
A estrutura cruza o canal Guarapiranga e liga o bairro à estação Santo Amaro, da linha 5-lilás do metrô. A obra custou R$ 5 milhões, bancados pela empresa Bayer.
Com duas bases que representam vitórias-régias, a ponte é móvel - sua pista pode ser dobrada em duas partes para permitir a passagem de embarcações entre elas.
“A concepção é inspirada na Vitória Régia. Por isso temos duas ilhas flutuantes”, explica o arquiteto responsável pelo projeto, Roberto Loeb, da Loeb e Capote Arquitetura e Urbanismo. Com árvores plantadas em cada uma das ilhas, o arquiteto avalia que a ponte terá sombras naturais em até três meses.
A estrutura liga os dois trechos da nova ciclovia de 2,8 km, também inaugurada ontem pelo governo, entre as pontes do Socorro e João Dias.
A nova pista, porém, não tem ligação com a antiga ciclovia da CPTM, com 21,5 km, na outra margem do rio Pinheiros. Segundo o governo, está sendo estudada a possibilidade de se fazer uma passarela.
Leia também:
Prefeitura firma convênio para construção de 94 km de BRT em São Paulo
Projeto com espelho d'água no Anhangabaú pode ser iniciado em 2014
SP terá novo sistema de aluguel de bicicletas a partir de domingo