Bondes de Santa Teresa, no Rio, serão testados em março

O projeto dos novos bondes, com layout parecido ao dos antigos, agradou aos moradores. Além dos 14 bondinhos, trilhos estão sendo recuperados

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Fonte: Revista Ferroviária  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 17 de dezembro de 2013

Projeto mantém características dos antigos bondinh

Projeto mantém características dos antigos bondinhos

créditos: Reprodução

 

Os novos bondes de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, estão em fase de fechamento de caixa, ou seja, as estruturas estão recebendo teto, piso, máscaras laterais, coluna e estrado e devem entrar em testes no final de março de 2014.

 

Os novos 14 bondes para o sistema estão sendo fabricados pela T´Trans, em Três Rios (RJ). Cada bonde terá capacidade para 22 passageiros sentados. O layout dos novos bondes será semelhante aos que operavam. Por questão de segurança aos passageiros, eles serão fechados lateralmente com acesso por quatro portas nas extremidades, que possuirão estribos retráteis.

 

Em novembro, quando foi apresentado pelo governo do Rio este segundo projeto para os bondes de Santa Teresa, ele recebeu a aprovação dos moradores que, em 2012, protestaram contra o projeto, que suprimia características históricas do transporte. Para os moradores, o bondinho é a alma do bairro, e as novas composições devem manter - como agora mantêm  - a sua identidade tradicional.

 

Volta do bondinho  

A previsão é que o sistema volte a operar em junho do ano que vem.  O sistema está inoperante des de agosto de 2011, após um acidente.

A reestruturação do Bonde de Santa Teresa engloba a aquisição de 14 novos bondes - que estão sendo fabricados pela T´Trans - , instalação de trilhos novo, reforma de subestação, rede aérea de energia, oficina e paradas. Além disso, serão revitalizados dois trechos desativados que somam 3,3 km: Carioca-Francisco Muratori e Dois Irmãos-Silvestre.

 

A substituição dos trilhos, que estão sendo substituídos por modelos originais do sistema, os trilhos bilabiados, específicos para bondes, em 10 km de traçadoEm novembro, começou a ser feita em novembro. No projeto todo, o governo do Rio investirá cerca de R$ 110 milhões.

 

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