Após dois finais de semana marcados por congestionamentos na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), o Conselho Comunitário de Segurança de Ubatuba inicia no próximo dia 22 de dezembro o projeto "Rodízio Solidário, Amigos do Trânsito", cujo objetivo é implantar revezamento voluntário do uso da via aos domingos e finais de feriados no verão. Vinte mil panfletos serão distribuídos nas praias, restaurantes, pontos turísticos e cidades da região.
A ideia é incentivar que o uso alternado da estrada seja adotado por livre arbítrio dos motoristas conforme os números finais das placas dos carros: aqueles com identificação terminando em 1, 2, 3, 4 e 5, no retorno do litoral, passariam pela SP-125 das 14h às 19h. Já os veículos com placas encerrando em 6, 7, 8, 9 e zero optariam pelas viagens das 19h à meia-noite.
O projeto dependeria da adesão voluntária porque, por lei, não há respaldo para torná-lo obrigatório. A ideia surgiu depois do último feriado de 15 de novembro, quando o fluxo na Oswaldo Cruz ultrapassou em 48% o valor estimado, segundo o próprio DER (Departamento de Estradas de Rodagem), ligado à Secretaria de Estado de Logística e Transportes.
Folheto que será distribuído aos turistas em Ubatuba: adesão voluntária