O serviço, chamado CicloSampa, estreia com cinco estações e 43 bicicletas na região da avenida Paulista, que poderão ser retiradas entre as 9h e as 22h. De segunda (16) em diante, o empréstimo ficará disponível diariamente entre 6h e 22h.
Os veículos terão a cor vermelha. A cada retirada, os primeiros 30 minutos são gratuitos e, depois, cada meia hora extra custa R$ 5.
O tempo necessário para fazer um novo uso gratuito após devolver a bicicleta será de sete minutos. No Bike Sampa, que usa a cor laranja, esse intervalo é de 15 minutos.
Em vez de aplicativo para celular, o CicloSampa trabalha com cartões de crédito. Para fazer o empréstimo, será preciso inserir o cartão --de qualquer banco-- em um totem de autoatendimento e digitar a senha. Antes, é necessário fazer um cadastro gratuito no site.
No dia do lançamento, monitores levarão tablets para os pontos de empréstimo para fazer os cadastros na hora.
No teste realizado pela Folha na manhã desta quinta, a bicicleta pegou velocidade com pouco esforço e os freios, a tambor, atuaram bem. Houve ligeira demora na troca de marchas.As bicicletas, importadas, trazem novidades como um sistema de engrenagens sem corrente, LEDs piscantes na frente e atrás, que são alimentados com a energia gerada pelo movimento das rodas, e pneus maciços de borracha que não possuem câmara de ar.
O tipo de pneu, por ser mais macio, gera uma sensação diferente ao pedalar. O selim é confortável e o guidão, curvo, possui uma cesta generosa, capaz de levar uma mochila. O veículo tem quadro rebaixado e para-lamas que cobrem quase toda a roda.
Endereços:
- R. Desembargador Eliseu Guilherme, esq. c/ R. Rafael de Barros (próximo ao HCor).
- R. Itapeva, esq c/ av. Paulista.
- R. Pamplona esq. com r. José Maria Lisboa.
- R. Frei Caneca, esq. c/ av. Paulista.
- R. Haddock Lobo, esq. com al. Jaú (próximo ao teatro Renaissance).
OUTROS SISTEMAS
O CicloSampa, patrocinado pela Bradesco Seguros, irá concorrer com o Bike Sampa, inaugurado em 2012 e bancado pelo Itaú, que também atua na região da Paulista e está em bairros das zonas sul, oeste e centro. Os dois serviços não serão integrados.
Atualmente, o Bike Sampa possui cerca de 150 estações ativas. A meta é chegar a 300 pontos até o fim de 2014. Em dezembro, bairros como Santa Cecília, Higienópolis e Sumaré receberam seus primeiros postos de empréstimo.
Até janeiro, o Ciclosampa planeja contar com 20 estações e 200 bicicletas. Os novos locais ainda estão em análise.
O empréstimo gratuito de bicicletas realizado aos domingos na praça do Ciclista, próximo à ciclofaixa da Paulista, será mantido.
Em julho, após ficarem fechados por meses, os bicicletários do Metrô foram assumidos pela FGTV Produções e renomeados com a marca Pedala SP. Contudo, menos de 30 dias depois da reabertura, a empresa desistiu de operá-los, alegando que teve pouco tempo para implantar o serviço.
Uma semana antes do fechamento, a reportagem encontrou bicicletas com problemas como pneus furados, bancos quebrados e falta de freios.
O Metrô mantém um sistema de estacionamento gratuito de bicicletas nas estações Sé, Liberdade, Paraíso, Tamanduateí, Vila Madalena, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Carrão, Brás e Santa Cecília. As estações Pinheiros e Butantã, operadas pela ViaQuatro, também contam com o serviço.
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