O evento começou oficialmente na capital sergipana no último domingo, 18, com a realização do Passeio Ciclístico da Primavera que envolveu mais de 800 cidadãos. As atividades seguem até o dia 25.
Segundo o superintendente Antonio Samarone, o momento se dá por conta da preocupação da própria sociedade em resgatar a cidadania, a convivência diária e em redefinir a ocupação do espaço urbano. “Não dá mais para esperar e a população tem percebido e sentido a necessidade em desenvolver ações rumo à mobilidade sustentável”, coloca.
O fluxo será interditado nas vias em torno da Praça General Valadão, Centro da cidade, para que os pedestres circulem livremente e se envolvam na discussão em torno de seu lugar dentro do trânsito. É nesse momento que o ‘Rua Viva’ entra em cena. O projeto de mobilidade e lazer acontece pela terceira vez no Centro de Aracaju durante a programação da Semana Nacional do Trânsito, em comemoração ao Dia Mundial sem Carro.
Atividades da ‘Rua Viva’
Serão dois dias, 22 e 23, que os aracajuanos poderão circular livremente pelas principais vias do Centro da cidade com facilidade de deslocamento, dando ênfase ao exercício da cidadania.
A oportunidade trará o cadastramento biométrico e o de vagas especiais, bem como terá distribuição de mudas e adubos químicos, exposição de orquídeas, paisagismo, aferição de glicemia, escola aberta com apresentação de trabalhos manuais, aula de pintura, oficinas artesanais, atividades esportivas e de lazer (xadrez, tênis de mesa, taekwondo, street dance, patinação, cabo de guerra, etc.), brinquedoteca, apresentações culturais e literatura.
“Assim, esperamos chamar atenção da sociedade para a promoção da segurança e do respeito no trânsito junto”, lembra o superintendente Samarone.
Adaptação no itinerário
Para não restringir a mobilidade das pessoas que utilizam transporte público e precisam das vias interditadas para seguir a rotina, a Diretoria de Trânsito de Aracaju organizou a mudança no itinerário dos ônibus que seguem para o Terminal de Integração do Centro durante a realização do projeto ‘Rua Viva’, das 7h às 17h.
Os ônibus que circulam da zona Sul para a zona Norte, retornarão pela Avenida Rio Branco, acessando a travessa José de Faro e seguindo pela rua Itabaianinha. O trajeto oposto percorrerá o mesmo sentido.