Isentar as tarifas de 7,5 milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao sistema de transporte ou possuem dificuldade em acessá-lo. Esta é uma das sugestões da Nota Técnica - Transporte Integrado Social – uma proposta para o pacto da mobilidade urbano, que o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulga em coletiva de imprensa amanhã, quinta-feira (12), às 14h30.
O documento será apresentado na sede do Instituto em Brasília por Rogério Boueri – diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais – e Ernesto Galindo, técnico de Planejamento e Pesquisa. Para a elaboração da Nota Técnica, os autores analisaram projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e buscaram desenhar um modelo de pacto social e federativo para a construção de soluções, respeitando a noção do Transporte Público Urbano como direito social.
O resultado foi a formulação de uma proposta de Transporte Integrado Social (TIS) – política federativa, envolvendo União, estados e municípios, que propõe desonerações para reduzir tarifas e implantar algumas gratuidades.
Serviço
Lançamento da Nota Técnica – Transporte Integrado Social: uma proposta para o pacto da mobilidade urbano
Dia: 12 de dezembro de 2013
Horário: 14h30
Local: Ipea, Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo)
Leia também:
Ipea sugere desoneração do serviço para oferecer transporte gratuito para classes baixas
Câmara aprova PEC que torna transporte público direito social
Quatro motivos para ter orgulho da mobilidade urbana sustentável