Teleférico não é prioridade para a Rocinha, dizem moradores

Comunidade no Rio é contra o meio de transporte, diz que não foi consultada e solicita estudo ao Clube da Engenharia

Notícias
 

Fonte: Jornal do Brasil  |  Autor: Davison Coutinho*  |  Postado em: 10 de dezembro de 2013

Projeto milionário, teleférico é rejeitado pelos m

Projeto milionário, teleférico é rejeitado pelos moradores

créditos: Divulgação

 

Lideranças da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, solicitaram ao Clube de Engenharia um estudo para verificar a necessidade da instalação do teleférico. O pedido se deu devido aos diversos moradores e lideranças que se colocaram contra o teleférico, alegando que a obra não é prioridade para a Rocinha. O teleférico custará cerca de 700 milhões de reais, de um montante de 1,6 bi que serão distribuídos para o PAC 2 na Rocinha.

 

"O fato é que nós moradores da Rocinha sabemos o que precisamos; no entanto, não fomos questionados sobre o que julgamos prioridade ou não. É inadmissível pensar em um investimento milionário, como esse, para uma favela que não tem saneamento básico, onde as pessoas moram em casas que são invadidas por ratos e baratas, sem ventilação, insalubres e que causam diversas doenças a seus moradores", declara um representante da comunidade.

 

A alegação é que há locais que nunca receberam obras e é onde ficam as construções mais pobres, como a Macega e Roupa Suja. Lá o cenário é ainda pior, com barracos de madeira, que correm o risco de desabarem a qualquer momento. Segundo o movimento Rio Como Vamos, existem mais de três mil casas na Rocinha em risco, número que pode ser ainda maior. 

 

"Não podemos e não iremos aceitar continuar vivendo em meio a valas e esgoto a céu aberto, com casas, ainda sem agua encanada e convivendo em um local ainda abandonado e ladeado pela violência, enquanto turistas vão passar por cima de nossas cabeças observando do alto como é dura à vida do pobre favelado. Não somos animais, não se trata de um safari. Esse tipo de turismo é uma falta de respeito ético, é tratar a pobreza como atração turística", criticam os moradores. 

 

No dia 19 de julho, num debate no Clube de Engenharia do RJ sobre a construção do teleférico, a conclusão a que se chegou foi que a Rocinha tem outras prioridades, e a grande necessidade do local é o saneamento. O Clube encaminhou uma carta o governador do Rio, Sérgio Cabral, explicando o motivo e as prioridades estabelecidas.

 

*Davison Coutinho, 23 anos, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade, funcionário da PUC-Rio.


Leia também:


Teleférico pronto aguarda gôndolas para funcionar 

Teleférico: opção de transporte em cidades densas e populosas 

Teleférico da Rocinha já tem verba 

Rocinha: Teleférico terá seis estações e duas linhas

Favelas do Rio terão escadas rolantes inspiradas em sistema de Medellín 


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário