Começaram a funcionar de forma experimental no início da tarde desta segunda-feira (2) as três novas estações de trem construídas em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul. A circulação, por enquanto, ocorre sem cobrança de passagem. A operação é realizada para que reparos sejam feitos nas linhas, caso necessário.
O tempo médio de viagem de Novo Hamburgo a Porto Alegre é de 53 minutos. Na fase experimental, a circulação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 12 às 16h. As novas estações levam os nomes Industrial, Fenac e Novo Hamburgo.
A expansão em Novo Hamburgo teve a primeira etapa concluída em 2012, com a inauguração da Estação Santo Afonso, além da Estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo. O trajeto total dos trens da Trensurb é de 43,4 quilômetros, como previa o projeto inicial, em 1970.
Serviços complementares incluem reurbanização dos entornos das estações (obras de drenagem pluvial, saneamento, pavimentação de ruas e calçadas), construção de uma ponte rodoviária sobre o Rio dos Sinos, novo sistema viário em São Leopoldo, melhoramento hidrodinâmico do Arroio Luiz Rau, reassentamento de 730 famílias em situação de vulnerabilidade social e atualização tecnológica do Centro de Controle Operacional da Trensurb. O projeto total é orçado em R$ 953 milhões.
Leia também:
Passageiros comemoram economia de tempo com abertura de novas estações da Trensurb em Novo Hamburgo
Prefeitura aprova cinco propostas para o metrô de Porto Alegre
Metrô de Porto Alegre terá apoio técnico do BNDES