Quatro motivos para ter orgulho da mobilidade urbana sustentável

Veja os quatro aspectos sobre a mobilidade urbana sustentável pelos quais todos nós podemos agradecer

Notícias
 

Fonte: The City Fix  |  Autor: Ryan Schleeter  |  Postado em: 02 de dezembro de 2013

Pequenos estudantes à bordo do BRT no Rio de Janei

Pequenos estudantes à bordo do BRT no Rio de Janeiro

créditos: Mariana Gil/EMBARQ Brasil

 

Post originalmente publicado em inglês no TheCityFix, em 28/11/2013, por .

 

Mesmo que o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) não seja comemorado no Brasil ou em outros países, o blog TheCityFix, comemorou o feriado, na quinta-feira (28), elencando os quatro aspectos sobre a mobilidade urbana sustentável pelos quais todos nós podemos agradecer:

 

1. Mobilidade urbana é uma prioridade global

A temática deste ano para o Relatório Global sobre Prioridades Humanas do UN-HABITAT foi a mobilidade urbana. Em razão de o UN-HABITAT ser o órgão das Nações Unidas engajado em melhorar as cidades, o foco em mobilidade urbana é um divisor de águas para a comunidade global de transportes e, claro, uma ótima notícia para os residentes urbanos pelo mundo afora.

 

Transport Day 2013 na COP19 da Convenção sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (UNFCCC) também enalteceu o importante papel que o setor de transportes pode exercer para mitigar as mudanças climáticas, e o impulsionou para a linha de frente das maiores e mais influentes negociações sobre mudanças climáticas do mundo.

 

O acesso justo ao transporte nas cidades – onde mais da metade da população mundial vive – garante que os cidadãos estejam conectados a oportunidades. Como o Dr. V. Setty Pendakur nos lembrou em uma entrevista recente no TheCityFix , o transporte urbano sustentável e seguro é um dos três pilares essenciais para a vida em países em desenvolvimento – juntamente com um emprego e um lugar para viver.

 

2. Políticas nacionais estão movendo a sociedade humana na direção de um futuro mais sustentável

Mudanças significativas em políticas públicas a nível nacional que favorecem o transporte urbano sustentável e uma maior participação do setor privado são fatores-chave por trás de um crescimento global no transporte de massa. Vários programas nacionais de investimento de transporte público foram estabelecidos em economias emergentes como a Colômbia, Índia, África do Sul, Brasil e México. Esta mudança é crucial para mover a sociedade humana em direção a um futuro mais sustentável, já que as cidades em muitos países em desenvolvimento continuam a enfrentar o rápido crescimento populacional e aumento da motorização privada.

 

Além de esforços nacionais para promover o desenvolvimento sustentável, os esforços para a capacitação e financiamento de muitas organizações internacionais também estão ajudando a catalisar projetos em transporte urbano. Esta tendência deve continuar, uma vez que oito dos maiores bancos multilaterais de desenvolvimento se comprometeram a investir $175 bilhões (cerca de R$ 406 bilhões) em projetos de transporte sustentável na próxima década.

 

3. Inovações em design urbano estão ajudando a melhorar a qualidade de vida em nossas cidades

Há muitos exemplos de sistemas integrados de transporte em todo o mundo, e desenho urbano está sendo utilizado mais do que nunca para tornar nossas cidades seguras e habitáveis. De fato, o recente Simpósio Cidades Habitáveis em Istambul, realizado pela EMBARQ Turquia, reuniu especialistas e interessados no desenvolvimento urbano sustentável, cidadãos, gestores locais e atores do setor privado para explorar o conceito de uma cidade habitável – como ela deve ser e como podemos melhorar a qualidade de vida dos moradores? Este é um discurso importante, cujo potencial é de impactos de longo alcance em cidades de todo o mundo. Com a já existência do ranking “Most Livable Cities”, um pouco de competição saudável e partilha de ideias não pode ser uma coisa ruim para os residentes urbanos.

 

4. Estamos no meio de um renascimento do transporte público – e isso é divertido!

Caso você tenha perdido o recente post Friday Fun do TheCityFix, todo tipo de coisas loucas têm vindo ao transporte de massa para apimentar a rotina diária de locomoção. Desde pagar por bilhetes de metrô com flexões em Moscou até cantar e dançar no transporte público, é impossível prever o que você pode encontrar enquanto estiver a bordo do transporte de massa – o que é mais do que se pode dizer sobre você, conduzindo seu carro, sozinho… provavelmente preso no trânsito. Mas, ei, a escolha é sua.

 

Tradução: Luísa Zottis. Este texto foi publicado originalmente no site The City Fix Brasil.


Leia também:

Ipea sugere desoneração do serviço para oferecer transporte gratuito para classes baixas 

Bike, metrô, trem ou ônibus: 13 aplicativos te ajudam a voltar pra casa numa boa 

De carro, de metrô ou de ônibus? 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário