A Companhia do Metropolitano de São Paulo iniciou neste mês de novembro a revitalização da Estação Paraíso, ponto de conexão das linhas 1- Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2- Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Os serviços serão executados em duas etapas. A primeira delas, que conta com o serviço de tratamento interno e externo do concreto que reveste a estação e o início da substituição do piso interno de uma área da estação, está sendo executada também durante o horário de funcionamento por uma equipe de até 40 operários.
O tratamento do concreto, que tem por objetivo clarear o ambiente, contribuindo para melhorar o conforto e a segurança dos usuários, começou em novembro e deve ser concluído até fevereiro.
A troca do piso de uma área de 400 m2, que abriga atualmente o espaço cultural “Projeto Encontros” e a biblioteca “Embarque na Leitura”, começará em dezembro e será terminada em janeiro. O atual piso de plurigoma será substituído por placas de granito do tipo “andorinha”, que deixará o ambiente mais claro e facilitará os serviços de limpeza e manutenção. Nesta área da estação, nas paredes e no teto, também será feito tratamento do concreto.
Para a revitalização, o “Projeto Encontros” e a “Embarque na Leitura” serão desativados temporariamente, a partir de dezembro. Não haverá mais atendimento na biblioteca depois do dia 2 de dezembro, que deixará de emprestar livros ou renovar a cessão. Até o dia 13, as devoluções dos livros que estiverem emprestados devem ser feitas no balcão de atendimento, sempre de segunda à sexta-feira, entre 11h e 20h, ou pela caixa coletora da biblioteca em qualquer horário até o fechamento da estação.
A segunda etapa da revitalização da Estação Paraíso abrangerá a troca do piso do restante das áreas internas da estação e a instalação de forros na região de plataformas de embarque. No total, 21 estações serão revitalizadas até o final de 2014: Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Vila Matilde, Tatuapé, Brás, Sé, Anhangabaú, República, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda na Linha 3-Vermelha; Jabaquara, Santa Cruz, Ana Rosa, Paraíso, São Bento, Luz e Portuguesa-Tietê na Linha 1-Azul e Brigadeiro, Trianon-MASP, Consolação e Sumaré na Linha 2-Verde.
Leia também:
Usuários do Metrô colam placas em protesto contra 'superfaturamento' de licitações
CPTM bate recorde de passageiros transportados. Confira as linhas mais lotadas
Em São Paulo, linha 9 da CPTM começou a ser expandida