Chegaram no canteiro de obras da Linha 15-Prata os primeiros maquinários que vão compor os AMV’s (aparelho de mudança de via) do monotrilho. As peças já estão sendo instaladas e servem a transposição entre vias para as composições, essenciais próximos as estações terminais, pátios e em pontos estratégicos
Dois dos empreendimentos em execução atualmente em São Paulo são de monotrilhos (linhas 15 e 17), nova alternativa de transporte apresentada pelo governo como solução para o “sufoco” no transporte público e aos congestionamentos na cidade.
Confira o mapa com as futuras linhas
Confira o mapa da rede de 2014
Segundo o Metrô, o monotrilho é uma opção adequada à questão ambiental para grandes cidades, pois apresenta menor impacto com ruídos, comparado ao sistema convencional de metrô. Uma das vantagens também é o custo de implantação, até 20% inferior ao estimado para o VLT.
A extensão total da linha 15 será de 24,5 km e ligará o bairro da Vila Prudente a Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo. A nova linha é prevista para operar plenamente em 2016 e terá capacidade para atender a 500 mil pessoas diariamente.
Inauguração de estações e trechos
A partir de janeiro, segundo o cronograma da Secretaria de Transportes Metropolitanos, duas estações da Linha 15 entrarão em funcionamento, Vila Prudente e Oratório. O trecho da futura linha, com 2,9 km, será o primeiro em monotrilho a operar no país
Em janeiro também deve funcionar o Pátio Oratório. Com 90 km de área total, ele servirá para manobras, estacionamento e manutenção dos trens do monotrilho.
Abaixo um vídeo que mostra o funcionamento de um AMV do monotrilho de Las Vegas:
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