Em comemoração à Semana Municipal dos Ciclistas, a Prefeitura de São Vicente, em parceria com a Associação Brasileira de Ciclistas (ABC) e a Liga Santista de Ciclismo promovem ações para celebrar a data.
Na sexta-feira (29), no plenarinho da Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerick, 1195 – Parque Bitaru), acontece o 1º Fórum de Mobilidade Urbana com o objetivo de traçar metas, para que, por meio de estudos, possam ser implantadas ciclovias inteligentes. Outro objetivo é discutir a questão da segurança entre outros assuntos relacionados ao tema.
A abertura do Fórum está marcada para as 8h30, com o credenciamento e, em seguida, às 9 horas, a abertura. Às 9h30 acontece o primeiro ‘painel’ com o tema ‘VLT vem aí – Mobilidade para a Cidade de São Vicente.
O segundo ‘painel’ tem previsão de início para às 10h40 quando será discutido o tema: Cicloviário – PAC da Mobilidade.
Já no domingo está marcado o passeio ciclístico 'VLT vem aí', com saída marcada para às 10 horas, da Praça Tom Jobim com destino ao Itararé, com parada na estação cenográfica do VLT, onde haverá o batismo de São Vicente como ‘Cidade da Bicicleta de pequenos percursos e de trabalhadores’. Para comemorar, será oferecido um bolo aos participantes.
O presidente da ABC, Jessé Teixeira Félix, ressalta a importância da participação dos munícipes. “Estão todos convidados para participar do Fórum e do passeio ciclístico”. Para participar do encontro, menores de 12 anos idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
A ABC pede que os participantes doem panetones. Os 100 primeiros participantes que levarem o panetone receberão uma camiseta. Os panetones serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de São Vicente
Lei 1964-A
A Semana Municipal dos Ciclistas foi criada pelo atual prefeito, Luis Claudio Bili (PP), quando vereador. A iniciativa já rendeu à Cidade o Prêmio ‘Cidade Amiga da Bicicleta 2010’, concedido pela Associação Brasileira de Ciclistas (ABC). A premiação reconhece as administrações públicas que mais contribuíram em prol da mobilidade por meio da bicicleta. Além disso, tem como caráter incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população.
“Incentivar o uso deste meio de transporte, além de contribuir para o meio ambiente e para a saúde do praticante, contempla a legislação que prevê espaço para o ciclista na questão da mobilidade urbana”, ressalta o prefeito Luis Claudio Bili.
Leia também:
Praça para ciclistas é inaugurada em SP
Padeiro-ciclista deita raiz na Cantareira
O ciclista e a cidade