A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) bateu um novo recorde de passageiros transportados em um único dia: 3.016.444 pessoas que andaram pelas 6 linhas da companhia na última quinta-feira (14). Geralmente estes recordes ocorrem em vésperas de feriados prolongados, como o de quinta.
O discurso do Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, ao comentar o dado, geralmente é com tom de comemoração, justificados pelos investimentos feitos nos últimos anos, com mais trens, menos intervalos, e novas conexões com o Metrô, sem contar com a adesão do bilhete único.
Mas, para o passageiro que se espreme nos seis ramais, a notícia não é tão boa assim, uma vez que este número vem aumentando, sobretudo nos últimos 4 meses. Em contrapartida, a curto prazo não existe uma previsão de alívio nos trilhos. A médio, em torno de dois anos, os 335 quilômetros de extensão da rede da CPTM terão o acréscimo de cerca de 20 km. Também neste prazo devem ser inseridos 65 novos trens, onde parte substituirão as composições antigas. No entanto, na prática tais melhorias trazem ainda mais usuários para o sistema.
Das seis linhas que compõem o sistema, cinco bateram as marcas históricas na quinta: a Linha 7- Rubi, com 477.533 passageiros, a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), com 502.003, a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajáu), com 623.701, a Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra), com 390.788 e a 12-Safira, com 274.488 mil passageiros transportados. A campeã em demanda, cujo não foi batido recorde é a Linha 11-Coral, com 749.859 transportados. Até o dia 17 de novembro, o número de passageiros acumulados no ano era de 696.478.499 milhões, um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Contando além da malha da CPTM e as 5 linhas de Metrô, por dia são transportados 7,2 milhões de passageiros, o equivalente a toda a população da cidade do Rio de Janeiro.
Leia também:
CPTM e Metrô vão aceitar Bilhete Único Mensal
Em São Paulo, linha 9 da CPTM começou a ser expandida
Metrô descarta privatizar todo o sistema em SP