O Conselho Gestor do Programa de Parceria Público Privado PPP/AL realizou mais uma reunião ordinária na última quarta-feira (13). O encontro tratou da atual situação do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a cidade de Maceió e discutiu a matéria sobre o saneamento básico proposto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), para a parte alta da capital.
A PPP que vai viabilizar a instalação de um VLT na região metropolitana de Maceió levantou questionamentos e decisões por parte do Conselho. A implantação desse novo meio de locomoção tem como objetivo reorganizar o transporte coletivo dos sistemas metropolitano e do município, integrando de forma direta toda a movimentação dos transportes públicos.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, anunciou a suspensão temporária da PPP, para que sejam revistas as alternativas capazes de otimizar os recursos do estados destinados ao acordo com a empresa que será habilitada a desenvolver o projeto. Ele enfatizou que a medida não interfere na concretização do VLT para os alagoanos, e que o projeto continua e será viabilizado, seja ainda pela PPP ou por meio de outras modalidades.
“Decidimos que seis meses é um tempo favorável para que possamos solucionar esse entrave sem prejudicar em maiores proporções o projeto. Ainda assim, queremos tranquilizar a população, deixando claro que o VLT será uma realidade para Alagoas, antes mesmo do que se imagina”, declarou Fireman.
O secretário Luiz Otavio Gomes ressaltou a importância dos dois projetos discutidos pelos conselheiros, focados no bem-estar dos alagoanos, seja na mobilidade urbana seja em melhores condições de vida.
“Quando o VLT estiver em uso, o Estado será grato a esse governo pelas mobilizações, a população já sente a necessidade de vias de escape para os constantes engarrafamentos nas principais vias de Maceió. Por outro lado está essa implantação, manutenção e operação do sistema de esgotamento sanitário da parte alta de Maceió, que merece todo o nosso incentivo, muitas famílias serão beneficiadas. Alagoas é o retrato da mudança”, concluiu.
Leia também:
Em Maceió, CBTU proíbe passageiros de entrar em VLT com alimentos; saiba por quê
Governo defende passagem única entre ônibus e VLT em Maceió
Governo lança edital para viabilizar VLT da Região Metropolitana de Maceió
Buracos no calçadão do Centro de Maceió ameaçam pedestres