O Governo do Estado deu mais um passo na consolidação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como o modal de transporte coletivo urbano para a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá e Várzea Grande.
Nesta semana, o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo, protocolou, na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília, o anteprojeto de adequação do VLT na área de entorno do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Vuolo disse ao MidiaNews que o projeto de acesso ao aeroporto já estava pronto, baseado no modal Bus Rapid Transit (BRT). Com a mudança de planos e o aval do Governo Federal para a implantação do VLT, o projeto precisou ser alterado. A Infraero aguardava esta decisão para dar continuidade ao projeto de reforma e ampliação do terminal.
O secretário garantiu que, apesar de a decisão pelo VLT ter demorado a ser validada pelo Governo Federal, isso não irá alterar os prazos estabelecidos para a entrega do projeto final das obras a serem realizadas pela Infraero, prevista pela empresa responsável, a Engeglobal Construções Ltda., para o final deste mês.
Segundo Vuolo, o projeto original previa o trânsito de ônibus, carros, caminhões e o VLT no mesmo nível, resultando no cruzamento dos trens urbanos com os veículos.
Por segurança e a pedido da Infraero, adequações foram feitas e, agora, o novo projeto prevê a construção de um elevado junto à rotatória do aeroporto, por onde o VLT deverá trafegar, sem cruzar com os demais veículos.
Os detalhes finais do projeto deverão ser discutidos em uma segunda reunião entre o Governo do Estado, Infraero e a Engeglobal Construções Ltda. "Essa reunião deverá ser marcada até o final desta semana", disse Vuolo.
Com a conclusão do projeto, o governador Silval Barbosa poderá, finalmente, lançar o edital de licitação do Aeroporto Marechal Rondon.
Sem atrasos
A Engeglobal Construções Ltda. garante que as obras de reforma e ampliação do aeroporto estão bastante avançadas e o terminal vai estar concluído para a Copa do Mundo em 2013.
A nova etapa do projeto prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, pontos de freeshop, oito novos boxes, quatro esteiras modernas e mais uma quinta para desembarque internacional, além da construção de estacionamento com o triplo da capacidade atual.