A zona portuária do Rio de Janeiro está passando por uma grande transformação. O projeto de revitalização da área, que é uma das mais degradadas da cidade, vai mudar a cara da cidade até 2016.
Em 1978, a região do porto do Rio de Janeiro dava um importante passo para a modernidade: a inauguração do Elevado da Perimetral, que demorou 20 anos pra ficar pronto. Com o viaduto de 5 km, a ligação entre a zona sul, o centro da cidade e a ponte Rio-Niterói ficou mais rápida.
O elevado corta uma área privilegiada da cidade, que passou, ao longo dos séculos, por diferentes transformações. A paisagem mudou com o progresso e vai mudar ainda mais. A grande construção de concreto e aço, o Elevado da Perimetral, começa a vir abaixo no próximo dia 17.
Sem o viaduto, o projeto da prefeitura vai abrir espaço para um boulevard, em frente aos armazéns cais do porto. Para desafogar o trânsito, além da binária, uma via expressa também será aberta.
Ao todo, serão 70 km de ruas urbanizadas e túneis, além de uma novidade: um bondinho moderno vai cruzar a região, o VLT, veículo leve sobre trilhos.
O futuro está em construção. São 45 canteiros de obras espalhados por uma área de cinco milhões de metros quadrados. Alguns são profundos. Há escavações sendo feitas, por exemplo, a 40 metros de profundidade, para criar passagens subterrâneas. A cara nova do porto só deve estar pronta em 2016, para as Olimpíadas do Rio.
A região também vai virar um pólo cultural. O Museu de Arte do Rio, inaugurado em março, deu o pontapé inicial. Está prevista a construção, no Pier Mauá, do Museu do Amanhã, um projeto revolucionário do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
Nessa transição entre o velho e o novo, a zona portuária se valoriza. Em dois anos, o valor do metro quadrado de imóveis residenciais para venda subiu 36%. Prédios modernos serão erguidos ao lado de construções do tempo do rio antigo. Um contraste que vai fazer parte da paisagem.
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