O novo Bilhete Único Mensal entrará em vigor no dia 30 de novembro em São Paulo. Com ele, o usuário terá a opção de pagar uma tarifa única de R$ 140 por mês - R$ 70 para estudantes. Segundo o diretor de gestão econômico-financeira da SPTrans, Adauto Farias, até esta quinta-feira (7), 120 mil pessoas tinham feito a solicitação de cadastro para obter o bilhete - o equivalente a apenas 2% do número de passageiros de ônibus, um total estimado em 6 milhões.
A Prefeitura espera que tal índice cresça com a efetivação do projeto e uma otimista adesão do Metrô e da CPTM. Por ora, quem utiliza os respectivos transportes sobre trilhos não será beneficiado pelo bilhete mensal. A economia será sentida a partir da 46° viagem de ônibus.
"Para a pessoa que usa todo dia ônibus e Metrô, provavelmente vai ser mais vantajoso usar a política de bilhete único que já existe", explica Farias.
O secretário municipal de transportes Jilmar Tatto defende a participação do governo estadual para que o número de cadastramentos possa multiplicar. "O ideal para o usuário é que tivesse a adesão do governo do estado de imediato, de forma conjunta. O usuário que usa a integração, a tendência é ele ficar mais tempo no sistema atual. Ele vai ter que fazer conta. Seria importante que o Metrô e a CPTM fizessem parte."
Questionado por que o bilhete não foi lançado quando a Prefeitura tivesse a adesão do governo do estado, Tatto afirmou: "É que eles são muito lentos".
Adauto Farias ressaltou que toda a base de dados e o software que será utilizado no novo bilhete estão prontos para funcionar na integração com o Metrô e a CPTM. "Nós temos reuniões regulares com o Metrô e a CPTM desde fevereiro. Todo desenvolvimento do software foi feito já considerando as necessidades que o Metrô nos colocou. Agora estamos no aguardo de uma decisão de negócio deles."
Em uma ainda hipotética parceria entre a Prefeitura e o governo, o valor do bilhete aumentaria em aproximadamente R$ 80. “Certamente seria mais caro. Se fizesse a proporção ao que é hoje, o valor do bilhete integrado seria em torno de R$ 220", calcula o diretor da SPTrans.
A Prefeitura defende que o bilhete é direcionado ao morador da cidade. Segundo Jilmar Tatto, a proposta é incentivar a mobilidade e o lazer dos usuários. "Há uma expectativa de que esse uso vai ser feito principalmente para o lazer, a cultura, visitar amigos, parentes no final de semana."
Cadastramento
Para ser beneficiado pela nova modalidade de cobrança, o passageiro precisa fazer o cadastramento para ter direito ao Bilhete Mensal. O cadastro deve ser feito no site da SPTrans. Quem fizer o cadastro até o dia 15 de novembro conseguira retirá-lo até o dia 30. O usuário deverá indicar em qual dos 40 postos da SPTrans deseja retirar o bilhete. E será avisado por e-mail a data da liberação.
A emissão da primeira via do Bilhete Único Mensal será gratuita. O usuário que precisar solicitar uma segunda via deverá pagar o valor de sete tarifas comuns (R$ 3) ou de dez tarifas de estudante (R$ 1,5). Não será possível transferir os créditos do Bilhete Único para o Bilhete Único Mensal.
Fraudes
Para evitar fraudes, o Bilhete Único Mensal terá a foto do usuário. “O cadastramento é necessário para evitar fraudes no sistema de transporte”, disse Tatto. A administração municipal irá fazer também um monitoramento dos hábitos dos usuários. A utilização do cartão fora dos horários rotineiros do passageiro será observada.
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