O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), acompanhou nesta segunda-feira o início dos trabalhos de escavação do segundo "tatuzão" na Linha 5-Lilás do Metrô. De acordo com o governo, é a primeira vez na história do País que duas escavadeiras shields escavam uma mesma linha de metrô. Mesmo com a intensificação das obras, a expansão da linha, inicialmente prevista para ser concluída em 2015, será entregue apenas em 2016.
Pelo cronograma inicial, o trecho inicial de 1,9 quilômetro, ligando as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, seria entregue ainda este ano, mas, devido a atrasos, será concluído em janeiro de 2014. As outras 10 estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Água Espraiada, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), que deveriam entrar em operação em 2015, ficarão prontas apenas no ano seguinte, de acordo com o governo.
Quando concluída, a expansão da Linha 5 acrescentará 11,5 quilômetros ao sistema metroviário paulista. Durante a inauguração do segundo tatuzão, o governador ressaltou o caráter inédito da obra. "Hoje é uma dia muito importante. Nós já tínhamos um shield operando entre (o poço) Bandeirantes até a Chácara Klabin e, agora, o segundo shield, da (estação) Adolfo Pinheiro até Campo Belo", destacou Alckmin.
Escavações em três frentes
Em setembro, o primeiro equipamento, apelidado de "Megatatuzão", começou a escavação no Poço Bandeirantes, próximo à futura estação Campo Belo, seguindo com destino à estação Chácara Klabin. Com 1,8 mil toneladas, 78 metros de comprimento e 10,58 metros de diâmetro, esse equipamento está perfurando e instalando anéis de revestimento em 4,8 quilômetros de túnel.
O segundo shield, inaugurado nesta segunda-feira, vai perfurar um dos túneis entre os poços Conde de Itu (próximo à futura estação Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro) e Bandeirantes (na região do Campo Belo). O equipamento possui uma roda de corte de 6,90 metros de diâmetro, 108 metros de comprimento, 720 toneladas e capacidade de escavar e finalizar 14 metros de túnel por dia, a uma profundidade média de 25 metros.
Ao todo, o segundo tatuzão vai perfurar 4,1 quilômetros de túnel, partindo do eixo da rua Conde de Itu, deslocando-se sob as avenidas Adolfo Pinheiro e Santo Amaro, até chegar à avenida dos Bandeirantes. Ao mesmo tempo em que escava, o equipamento instala os anéis de revestimento de concreto, deixando o túnel totalmente pronto para a montagem dos trilhos, sistemas de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações. Para fazer o revestimento do túnel serão utilizados 5.720 anéis de concreto, com 22,5 toneladas cada. Para a operação do equipamento é necessária uma equipe de 112 pessoas. A partir de dezembro, entra em ação uma terceira máquina.
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