O governador Teotonio Vilela Filho assinou a ordem de serviço para a elaboração do projeto do novo VLT que vai ligar o Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, ao Centro de Maceió. A assinatura contou também com a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, e de Planejamento de Maceió, Manoel Messias Costa, que representou o prefeito Rui Palmeira.
Vilela ressaltou a importância do VLT para melhorar o transporte público na região metropolitana de Maceió. “Fico muito feliz com este momento. Esse projeto vai desafogar bastante o trânsito e melhorar o transporte. Agora, mãos à obra e lembrando-se sempre do relógio, mas sem perder a qualidade”, disse o govenrador.
O projeto vai ligar o Centro ao aeroporto por meio de uma linha de mão dupla sobre as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. De acordo com o secretário Marco Fireman, a perspectiva é transportar 140 mil passageiros por dia.
“O nosso objetivo é criar um sistema eficiente integrado ao VLT. Não buscamos apenas implantar um novo veículo, mas toda uma estrutura que mude o quadro do transporte urbano na capital”, explicou Fireman.” Isso vai ajudar a desafogar o trânsito na região metropolitana e até mesmo possibilitar a implantação da nova rodoviária, próxima ao aeroporto”.
O secretário de Planejamento de Maceió destacou o empenho do Estado para a concretização da iniciativa. “É graças ao empenho do governador Teotonio Vilela que estamos aqui hoje assinando a ordem de serviço. O VLT só ganhou força e está saindo do papel graças aos programas de Governo do governador e do prefeito Rui Palmeira. A determinação dos governantes é fundamental”, expôs Messias Costa.
O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos de Maceió (VLT) faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e envolve recursos de R$ 1,5 bilhão. Seu projeto executivo deve ser entregue ao Governo Federal até o final do ano. A licitação do VLT deve ser realizada no primeiro trimestre de 2014.
Leia também:
Recife planeja duas linhas de VLT
Natal: projetos de mobilidade são apresentados ao governo federal