Mesmo com as alterações no projeto, aprovado no ano passado pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para Mobilidade Urbana, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), que estava no impasse para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), anunciou que o mesmo não está mais em discussão.
O chefe do Executivo municipal descartou a possibilidade de implantação do modal e afirmou melhorias no setor de infraestrutura da cidade. "O projeto é interessante, mas a capacidade de endividamento do município dificulta. Cuiabá precisa de ações mais urgentes, como asfalto, por exemplo, melhor estrutura de ônibus e pontos de ônibus, ruas e calçadas".
O BRT seria utilizado como alternativa, fazendo ligação com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo implantado pelo governo do Estado para a Copa do Mundo do ano que vem. Segundo o prefeito, para que o BRT fosse implantado seria necessário um financiamento de R$ 80 milhões. O município tem R$ 250 milhões de capacidade de endividamento, o que comprometeria aproximadamente 30% do montante.
Mendes disse também que a prefeitura fará investimentos nos transportes públicos. "Com o VLT pronto, não podemos ter ônibus de baixa qualidade. Mesmo que o município não tenha condições de implantar o BRT, veremos outros meios de colocar um transporte de qualidade para a capital".
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