Istambul tem o único metrô que liga dois continentes física e historicamente

Durante a construção do empreendimento foram descobertos um antigo cais e embarcações de mais de 1500 anos

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Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Dayse Regina Ferreira  |  Postado em: 31 de outubro de 2013

Túnel liga Europa e Ásia

Túnel liga Europa e Ásia

créditos: Reprodução

 

Em Istambul, a história ressurge a cada vez que a modernidade se aproxima. Uskudar é um canteiro de obras da estação de trens e do metrô, inaugurado há dois dias, que  passa a 32 metros abaixo do nível da rua. Dois túneis subterrâneos fazem a junção da Europa e Ásia, com 3 estações, no primeiro metrô que liga dois continentes. O Marmaray, obra de 9 bilhões de reais inaugurada no aniversário de 90 anos  da república turca, tem 13,6 km de túnel ferroviário e 1,4 km de parte submersa sob o estreito de Bósforo .

 

Mas Yenekapi surgiu como lugar histórico, em 2004. O metrô, que deveria ser entregue à população em 2008, esperou para terminar a área de 50 mil metros quadrados, onde o passado surge a cada dia e os trabalhos arqueológicos são prioritários, em detrimento da modernidade.

 

Lá foi descoberto o antigo cais de Yenikapi, com todas as suas surpresas escondidas, reveladas por 500 pessoas que trabalham atualmente nos vestígios. 200 mil caixas estão repletas de objetos que permitem redesenhar o mapa de Eleutherion,  cais do tempo de Teodósio, onde foram encontrados navios de guerra bizantinos, restos de muralhas e os mais extraordinários achados em barcos com mercadorias. Um cesto repleto de cerejas prova que a maioria dos barcos afundou em junho, em pleno verão,  temporada das frutas e também de tempestades no mar e do vento sul.

 

Obras do metrô descobriram mais de 35 mil artefatos

Já foram encontrados 36 barcos – uma frota de séculos após  Jesus Cristo – lotados de ânforas com inscrições do século VI. Os barcos de 1.500 anos mostram que a construção naval continua sendo seguida até hoje pelos turcos. Para estudar o tesouro de   Eleutherion foi criada na Universidade  de Istambul uma cadeira de Arqueologia Naval.

 

Os dez anos de trabalhos no metrô de Marmara  que trouxe à luz os navios bizantinos originou também o projeto  de construir réplicas que possam navegar pelo Bósforo. Depois de ficarem desde 2008  em cubas com água tratada para retirar o sal do madeirame , eles serão  restaurados com ajuda dos artesãos locais,  que identificam as peças encontradas, e planificação feita por computadores. Vão ficar expostos em um museu especial.

 

Os trabalhos de arqueologia local estão terminando neste outubro , para que possam  ser finalizadas as obras da linha de Marmara, agora inaugurada. Onde cada 40 centímetros de terra representa um século de história. Onde um túnel guarda os segredos  do passado histórico de Istambul.

 

 

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