Em Istambul, a história ressurge a cada vez que a modernidade se aproxima. Uskudar é um canteiro de obras da estação de trens e do metrô, inaugurado há dois dias, que passa a 32 metros abaixo do nível da rua. Dois túneis subterrâneos fazem a junção da Europa e Ásia, com 3 estações, no primeiro metrô que liga dois continentes. O Marmaray, obra de 9 bilhões de reais inaugurada no aniversário de 90 anos da república turca, tem 13,6 km de túnel ferroviário e 1,4 km de parte submersa sob o estreito de Bósforo .
Mas Yenekapi surgiu como lugar histórico, em 2004. O metrô, que deveria ser entregue à população em 2008, esperou para terminar a área de 50 mil metros quadrados, onde o passado surge a cada dia e os trabalhos arqueológicos são prioritários, em detrimento da modernidade.
Lá foi descoberto o antigo cais de Yenikapi, com todas as suas surpresas escondidas, reveladas por 500 pessoas que trabalham atualmente nos vestígios. 200 mil caixas estão repletas de objetos que permitem redesenhar o mapa de Eleutherion, cais do tempo de Teodósio, onde foram encontrados navios de guerra bizantinos, restos de muralhas e os mais extraordinários achados em barcos com mercadorias. Um cesto repleto de cerejas prova que a maioria dos barcos afundou em junho, em pleno verão, temporada das frutas e também de tempestades no mar e do vento sul.
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Obras do metrô descobriram mais de 35 mil artefatos |
Já foram encontrados 36 barcos – uma frota de séculos após Jesus Cristo – lotados de ânforas com inscrições do século VI. Os barcos de 1.500 anos mostram que a construção naval continua sendo seguida até hoje pelos turcos. Para estudar o tesouro de Eleutherion foi criada na Universidade de Istambul uma cadeira de Arqueologia Naval.
Os dez anos de trabalhos no metrô de Marmara que trouxe à luz os navios bizantinos originou também o projeto de construir réplicas que possam navegar pelo Bósforo. Depois de ficarem desde 2008 em cubas com água tratada para retirar o sal do madeirame , eles serão restaurados com ajuda dos artesãos locais, que identificam as peças encontradas, e planificação feita por computadores. Vão ficar expostos em um museu especial.
Os trabalhos de arqueologia local estão terminando neste outubro , para que possam ser finalizadas as obras da linha de Marmara, agora inaugurada. Onde cada 40 centímetros de terra representa um século de história. Onde um túnel guarda os segredos do passado histórico de Istambul.
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