Em Pernambuco, BR-101 vai ganhar corredor de ônibus

Ordem de serviço foi assinado nesta quarta (30); obra começa em novembro. Intervenção ocorre em trecho de 30 km, entre Abreu e Lima e Jaboatão

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Fonte: G1 PE  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 31 de outubro de 2013

Projeto prevê corredor exclusivo de ônibus

Projeto prevê corredor exclusivo de ônibus

créditos: Divulgação/ Governo de Pernambuco

 

Foi assinada nesta quarta-feira (30), no Recife, a ordem de serviço para a requalificação do trecho da BR-101 que corta a Região Metropolitana do Recife. Será feita a substituição total da pavimentação implantado o corredor exclusivo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO) em nível. As obras devem começar em três semanas e terminar em dois anos. O trecho beneficiado tem 30,7 quilômetros - vai do entroncamento da rodovia com a PE-15, no município de Abreu e Lima, ao Terminal de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. O serviço está orçado em R$ 216 milhões e será executado pelo Consórcio Mendes Jr/LiderMac.

 

Esse trecho da BR-101 foi concebido na década de 1960 para desviar o tráfego da região central do Recife. De acordo com o governo, 49% do pavimento encontra-se com a conservação regular ou ruim. A presença de fissuras e trincas é praticamente constante. Gasta-se até R$ 7 milhões a cada inverno na recuperação da estrada. O volume médio é de 58 mil veículos por dia na via, sendo 20% de caminhões.

 

O governo informou que essa obra também inclui a construção e o alargamento de elevados, viadutos e pontes na rodovia. Essas intervenções ocorrerão após a conclusão desta primeira etapa anunciada hoje. As obras começarão entre os terminais de Abreu e Lima e da Macaxeira - este último, no Recife. Depois, serão realizadas entre o bairro do Barro, também na capital, e Cajueiro Seco, em Jaboatão. Por fim, entre o Terminal da Macaxeira e o Barro. As licitações dessas outras três etapas serão lançadas entre janeiro e março do próximo ano.

 

Pela BR-101 passam 13 linhas de ônibus e 123 mil passageiros, que sofrem ao lado dos motoristas com os constantes congestionamentos, piorados devido à situação do pavimento. "A gente espera que a requalificação da via melhore o tráfego e qualifique o transporte público com a implantação do corredor exclusivo na 4° Perimetral, como o trecho é conhecido. O número de passageiros deve subir para 150 mil após as obras", explicou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

 

Cabral também informou que, a partir deste projeto, a responsabilidade pela manutenção da rodovia passa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para o governo estadual. Ao todo, aproximadamente 200 quilômetros da BR-101 estão em Pernambuco, entre a divisa com a Paraíba, perto de Goiana, e Alagoas, perto de Xexéu.

 

Projeto também inclui construção de elevados ao longo da BR-101. (Foto: Divulgação)Projeto também inclui construção de elevados ao longo da BR-101. (Foto: Divulgação)

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Comentários

WAGNER LIMA - 02 de Novembro de 2013 às 09:48 Positivo 0 Negativo 0

É impressinante como este projeto que já demorou para ser implantado não incluiram a faixa para ciclistas que seria bastante interessante pois muitas empresas passam no corredor mas o capitalismo impede.

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