O governo de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (30) o primeiro trem do monotrilho que irá circular na Linha 15-Prata do Metrô. A composição tem 86 metros de comprimento, é formada por sete carros e pode transportar mais de mil passageiros por viagem.
Os trens, que são fabricados em Hortolândia, no interior do estado, são feitos com ligas de alumínio e equipados com motores de imã refrigerados a água. Isso faz com que a máquina seja mais eficiente e potente do que composições com motores convencionais. “É de alta tecnologia. O maior monotrilho do mundo e o primeiro do Brasil”, disse o governador, Geraldo Alckmin, que visitou o trem.
Assim como os trens da Linha 4-Amarela do Metrô, as composições do monotrilho não terão divisões entre os vagões. Os trens vão operar automaticamente, sem a necessidade de maquinista.
Linha 15
Prevista para começar a operar em janeiro do ano que vem, a Linha 15-Prata inicialmente vai funcionar apenas com duas estações: Vila Prudente (que fará integração com a Linha 2-Verde) e Oratório, na Zona Leste. Elas devem receber 13.300 passageiros por dia em seus 2,9 km de extensão.
Em janeiro também deve funcionar o Pátio Oratório. Com 90 km de área total, ele servirá para manobras, estacionamento e manutenção dos trens do monotrilho.
De acordo com o governo estadual a linha completa demanda investimento de R$ 6,4 bilhões. Do Ipiranga até o Hospital Cidade Tiradentes, terá 26,6 km de extensão, com 18 estações: além das já citadas Vila Prudente e Oratório, haverá Ipiranga (integrando com a Linha 10-Turquesa da CPTM), São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.
Inicialmente, a Linha 15 terá quatro composições atendendo as duas estações. Quanto estiver totalmente pronta, deverá operar com 54 trens.
Leia também:
Segundo Alckmin, metrô deve alcançar 200 km de linhas nos próximos anos
Folhacóptero mostra trajeto previsto para o monotrilho em SP; veja
Monotrilho do ABC recebe licença ambiental