PE adia entrega de principais obras urbanas para três meses antes da Copa

Primeira previsão de entrega de corredor de ônibus era para dezembro de 2012. Projeto de BRT é adiado pela quarta vez

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Fonte: UOL  |  Autor: Vinícius Segalla  |  Postado em: 29 de outubro de 2013

Previsão é estarem prontos em março do ano que vem

Previsão agora é março do ano que vem

créditos: Divulgação

 

Os dois corredores exclusivos de ônibus (BRT) que o Governo de Pernambuco planeja construir em seu plano de obras para a Copa do Mundo de 2014 tiveram na última sexta-feira sua data de entrega pela quarta vez postergada e agora têm previsão de estarem prontos em março do ano que vem, a três meses da Mundial de futebol.

 

Primeiro, veja o Corredor Leste/Oeste, que deveria ligar a avenida Caxangá ao Terminal de Integração Camaragibe, com 12 quilômetros de extensão e 24 estações de embarque e desembarque. Em janeiro de 2010, a previsão era entregar a obra em maio deste ano. Já em Janeiro de 2011, segundo a versão de então da Matriz de Responsabilidade da Copa, o corredor tinha custo previsto de R$ 75 milhões e data de entrega para junho deste ano (quem quiser obter a versão de janeiro de 2011 da Matriz de Responsabilidade pode escrever para aut_vsegalla@uolinc.com e solicitar o documento).

 

Depois, a entrega foi adiada para fevereiro do ano que vem, data, aliás, que ainda informava, até a publicação deste post, o Portal da Transparência, site do governo federal. Já de acordo com a última previsão do governo estadual, informada pelo secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, na última sexta, a obra agora será entregue somente em março de 2014. Ah, e o custo previsto atualmente é de R$ 88 milhões, R$ 13 milhões a mais do que o previsto originalmente.

 

Ficou R$ 13 milhões mais caro e é difícil entender o motivo. Isso porque, em virtude de alegadas dificuldades judiciais e subdimensionamento das desapropriações necessárias, a obra foi simplificada em relação ao projeto original.

 

De 2009 para cá, o governo de Pernambuco alterou o projeto e desistiu de construir cinco estações de embarque em vias elevadas, espécies de viadutos que separariam o corredor exclusivo das avenidas de trânsito da cidade.

 

Agora, o plano é erguer apenas duas paradas em canteiros centrais, que é o modelo tradicional de BRT, instalado em Curitiba e nas demais cidades da Copa que estão construindo obras como essa. Outras seis estações serão instaladas à direita das pistas de rodagem, e servirão tanto para os ônibus especiais dos corredores exclusivos como para os demais coletivos.

 

Você entende como isso desconfigura o conceito? Os corredores de BRT (BUs Rapid Transit, ou corredores de tráfego rápido para ônibus) são planejados para que o transporte por suas vias se dê de maneira independente à do resto do trânsito, é quase como uma linha de metrô de superfície, embora sobre rodas.

 

Agora, segundo o plano atual do governo pernambucano, os veículos vão ter que deixar as suas pistas exclusivas no centro das pistas, cruzar todas as faixas e ir parar nas estações da direita, competindo com os demais coletivos. Sem vias elevadas ou paradas exclusivas, mas R$ 13 milhões mais caro, este é o atual corredor Leste/Oeste.

 

Situação interessante também vive outro corredor exclusivo para ônibus, o Norte/Sul. Ele terá 15 quilômetros de extensão, ligando o Terminal Integrado de Igarassu ao Terminal de Integração Joana Bezerra, conectando-se ao metrô. Custo previsto: R$ 180 milhões.

 

Previsão de entrega na Matriz de 2010: outubro de 2012. Previsão de entrega na Matriz de 2011: fevereiro de 2013. Data de entrega atual segundo o Portal da Transparência, do governo federal: agosto de 2013. Data de entrega segundo o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, informou na última sexta: março de 2014. Diante de tal quadro, quem apostaria que esta será a última data com que o Governo do Estado de Pernambuco vai trabalhar?

 

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