Nesta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff deve anunciar, pelo Twitter, investimentos de 5,3 bilhões de reais para mobilidade urbana em Curitiba e região metropolitana. A presidente viaja para o Paraná acompanhada da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, provável candidata do PT ao governo paranaense no ano que vem.
Desse total, R$ 4,56 bilhões serão destinados ao projeto do metrô de Curitiba e região metropolitana, disse a presidente. Segundo ela, o governo federal injetará no metrô 1,8 bilhão de reais diretamente do Orçamento da União, enquanto 1,4 bilhão de reais serão repassados por meio de financiamento de 30 anos, com carência de cinco anos e juros subsidiados. "O metrô de Curitiba se viabiliza com esse crédito barato que garantimos ao Paraná", disse Dilma.
A presidente afirmou ainda que o governo federal irá apoiar a prefeitura de Curitiba com 408 milhões de reais para a expansão do sistema BRT de ônibus. Já com o governo do Estado serão investidos outros 87 milhões de reais para corredores de ônibus na região metropolitana.
Na semana passada, Dilma já havia anunciado investimentos de 5,4 bilhões de reais em mobilidade urbana em São Paulo, em evento na sede do governo do Estado ao lado do governador paulista, Geraldo Alckmin.
Leia também:
Dilma anuncia R$ 5,4 bi para expansão do metrô e CPTM em SP
Presidente Dilma diz que vai investir mais em metrô de Belo Horizonte