Desde maio, a entidade lançou um aplicativo que entrega promoções de anunciantes aos seus usuários, com base no seu trajeto habitual. O aplicativo STM Merci, desenvolvido com tecnologia móvel da SAP para iOS – uma versão Android está no forno - já passou da marca de 16 mil downloads na loja da Apple. O limite é de 20 mil para esse período probatório.
Ainda que a publicidade casada à geolocalização já seja uma realidade há algum tempo, assim como a capitalização da audiência do transporte público pelos operadores, a combinação de ambos uma inciativa inédita. Através da iniciativa, os usuários revelam seus trajetos, e recebem promoções e brindes do customizadas comércio local: porque não aproveitar os dez minutos antes do próximo trem para tomar um café na esquina, por exemplo?
A estratégia já foi propagandeada pela STM como um atrativo especial do app. Segundo a empresa, o primeiro objetivo é fidelizar o usuário do transporte com as ofertas personalizadas. Tendo sucesso, a plataforma pode ser um projeto autofinanciado, prevê a STM. “É a boa oferta e a boa informação à pessoa certa, na hora certa”, diz o material de divulgação. Na prática, a intenção é transformar os 900 mil usuários diários do sistema de transporte ferroviário em um ativo.
Hoje, o STM Merci conta com mais de 240 parceiros das áreas de esportes, cultura, lazer e comércio. Na maioria dos casos, os estabelecimentos são acessíveis pela rede de transporte ferroviária, composta de quatro linhas, perfazendo 71 quilômetros, divididas em 68 estações.
O centro de Montréal é o local melhor servido, com duas redes percorrendo em paralelo os principais pontos turísticos e aglomerações comerciais.
Nos primeiros seis meses do lançamento, conforme anunciado pela STM, os parceiros não terão que pagar para anunciar. Depois, só a STM sabe quanto, e por enquanto, quando os primeiros passos estão sendo dados, não revela.
Além disso, a empresa comemora a avaliação do STM Merci (3,5 sobre 5) e o engajamento dos usuários – 49,36% completaram o cadastro com seus dados e 33,54% registraram seu cartão chipado, que pode ser recarregado mensalmente para acesso livre aos ônibus e às linhas de metrô da cidade.
Com 900 mil usuários diários, a rede de metrô da maior cidade de língua francesa no Canadá ainda está longe dos 3,7 milhões de passageiros, em dias úteis, do metrô de São Paulo, mas está sem dúvida à frente em termos de tecnologia.
A capital paulista lançou apenas neste mês o seu aplicativo móvel, que reúne apenas informações de utilidade pública.
Reforço no sinal
No final de setembro, um acordo foi firmado entre a STM e as quatro maiores teles atuantes em Montréal – Bell, Rogers, Tellus e Vidéotron. O quarteto promete uma rede com as tecnologias 3G, 4G e 4G LTE, ao custo de 50 milhões de dólares canadenses (cerca de R$ 105 milhões), para conectar os usuários nos túneis e trilhos da cidade. Muita coisa acontece no subsolo de Montreal, onde no inverno a temperatura média é de -10,4 °C , com mínimas de -40 °C .
A cidade conta com uma extensa rede subterrânea que se estende para além do metrô, incluindo shoppings e conexões entre escritórios por baixo da terra. O projeto no metrô, que deve estar pronto em até sete anos, consiste em instalar cabos e antenas dentro dos túneis por onde os vagões de Montreal circulam.
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