O Plano Diretor de Florianópolis prevê alterações nas vias que ligam os bairros ao Centro da cidade. A ideia é implantar faixa exclusiva para ônibus e ciclovia nas SCs 401, 403, 405, Avenida Beira-Mar Norte e Via Expressa. O ideal, segundo o diretor do IPUF e idealizador do plano diretor, Dalmo Vieira Filho, é que o passageiros não tenham que pegar mais de dois ônibus pra chegar ao destino, conforme a terceira reportagem da Série Mudança de Plano exibida pelo Jornal do Almoço (veja vídeo).
A previsão é enviar o anteprojeto de lei para a Câmara de Vereadores nesta sexta-feira (18), segundo o idealizador do plano e superintendente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, Dalmo Vieira Filho.
O transporte coletivo de Florianópolis esta em fase de licitação. A empresa ou consórcio vencedor deve ser apresentado até o fim deste ano. O objetivo da Prefeitura é baixar o preço da tarifa e tornar o sistema mais eficaz.
"A proposta é uma combinação de linhas, dos ônibus com linhas circulares, e em um futuro de aproximadamente uma década, a possibilidade do município juntar também com os Veículos Leves sobre Trilhos, os trens de superfície, que são uma alternativa tecnológica que exige menos espaço, menos largura no solo", diz Dalmo.
O cartão postal da ilha também deve ser outra alternativa pra mobilidade: a Ponte Hercílio Luz não deve ser aberta para veículos de passeio, mas sim para o transporte coletivo. O Plano Diretor ainda traz a possibilidade de instalar um teleférico ligando o centro à Trindade, passando pelo Morro da Cruz.
As discussões sobre o transporte marítimo também começam a avançar com o novo Plano Diretor. O projeto está com a Procuradoria Geral do município e se for aprovado, o transporte usado será o Aquabus, uma embarcação com capacidade para 43 pessageiros. A parte superior deve ser adaptada para 15 bicicletas comuns e cinco dobráveis. Inicialmente devem ser implantadas três linhas, entre o Centro e Canasvieiras, Coqueiros e Sul da Ilha.
Segundo o paisagista José Tabacow, as pessoas evitam sair de carro nos horários de pico. "Quem pode não quer perder uma hora no trânsito, uma hora da vida útil que está sendo jogada fora, jogada no lixo", comenta. Dona Otilia Filho, de 102 anos foi a primeira mulher a tirar carteira de motorista na ilha e acompanhou a construção da Avenida Beira-Mar Norte, na década de 1970. "O trânsito era muito devagar, não era essa barbaridade de hoje que os motoristas correm, parece uns loucos, era tudo calmo", diz.
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