Se por um lado é preciso manter a calma no trânsito, por outro é possível buscar alternativas para melhorar a situação. Para ajudar nessa tarefa, já há diversos aplicativos que auxiliam no deslocamento. Veja alguns exemplos abaixo:
- Moovit
O app informa horários de ônibus para cada ponto, além de mostrar rotas de metrô, trem e ônibus. A plataforma também permite que os usuários alimentem a rede com informações sobre atrasos e lotação, de forma que outras pessoas podem receber alertas pelo celular.
- Buus
Ferramenta colaborativa que informa a localização e as condições de embarque do transporte coletivo. Através dos GPS nos ônibus da cidade, o aplicativo detecta onde eles estão e assim é possível mensurar em quanto tempo ele chegará. Por enquanto, app está disponível apenas no Rio de Janeiro
- Waze
É uma espécie de rede social com GPS que permite a troca de informações, em tempo real, sobre congestionamentos, acidentes e blitz policial. Ele funciona em qualquer cidade onde existam usuários com o aplicativo.
- Trânsito SP 2.0
Elaborado com informações da CET, Metrô e ViaQuatro, o app mostra o trânsito nas áreas monitoradas por região, apresenta porcentagens dos congestionamentos em relação ao total de vias, além de permitir a consulta por corredores e eixos. Também mostra em tempo real as ocorrências, como acidentes.
- Olho na Estrada
Aplicativo que mostra imagens das concessionárias das estradas nos estados de São Paulo e Paraná. É ideal para quem quer saber qual a situação de determinada rodovia, antes de sair de casa.
- Fale trânsito
Por voz, o usuário podem consultar as informações de trânsito de ruas e estradas de diversas cidades. Basta falar em voz alta o nome ou partes do nome de determinada via que o app lê em voz alta as condições atuais de tráfego.
Leia também:
GPS para bicicleta pode auxiliar na segurança de ciclistas
Metrô de São Paulo lança aplicativo para celular
Sistema permite alugar uma bike e deixá-la em qualquer lugar