A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), vinculada à Secretaria de Transportes Metropolitanos, conta hoje com 250 km de vias operacionais, sendo 136,5 km dentro da cidade de São Paulo. O sistema interliga 22 municípios da Grande São Paulo, sendo alternativa de transporte diária a 2,7 milhões pessoas, ao unir municípios de pontos diversos - como Jundiaí, Itapevi, Grajaú, Rio Grande da Serra, Mogi das Cruzes e Poá - ao centro da capital paulista.
Criada em 28 de maio de 1992 a partir da promulgação da Lei 7.861, coube à CPTM assumir em abril de 1994 os sistemas de trens operados pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e, em 1996, também aqueles operados pela Fepasa (Ferrovia Paulista).
Desta maneira, a herança assumida pela CPTM é de um sistema ferroviário de quase um século de existência. Atualmente, a Companhia está executando obras de melhoria dos serviços, que acontecem sem que o serviço aos usuários seja interrompido.
Modernização
Toda a infraestrutura da rede ferroviária está passando por um processo de modernização. As intervenções são feitas nos horários de menor movimentação de passageiros: finais de semana, feriados e madrugada. É uma medida que prolonga o tempo das obras, mas reduz os transtornos ao usuário no dia a dia.
As seis linhas passam por obras de atualização da infraestrutura, com a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente, além da readequação das estações mais antigas e renovação da frota de trens.
Em outras linhas, a CPTM aguarda decisão de processo licitatório para iniciar obras. Quando as obras estiverem concluídas, o sistema estará capacitado para operar com intervalos menores e haverá aumento da oferta de lugares. Atualmente, são 2.600 viagens diárias ao longo das suas seis linhas.
Desde 2006, foram adquiridos pela CPTM 105 novos trens, dos quais, 96 já foram entregues. Os demais entrarão em operação até o fim de 2013. Também estão sendo licitados mais 65 trens para reforçar a frota. Os novos trens têm monitoramento por câmeras, ar condicionado e informações eletrônicas para melhorar o conforto do usuário. Também são acessíveis a pessoas com deficiência e possuem portas mais largas para o embarque e o desembarque.
O objetivo é que as 90 estações tenham acessibilidade garantida. Atualmente, 38 estão adaptadas de acordo com as normas vigentes, 10 estão em obras e 12 em processo de pré-qualificação das empresas interessadas em executar as melhorias. As demais estações estão em fase de execução dos projetos básicos e executivos e/ou elaboração dos editais para contratar as empresas que vão elaborar os projetos específicos de acessibilidade.
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