Para garantir mais fluidez ao trânsito da capital, a Prefeitura de São Luís do Maranhão realizará intervenções que devem aumentar as opções de tráfego entre os bairros da capital. Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o vice, Roberto Rocha, acompanhados da equipe técnica, secretariado e assessores municipais, visitaram áreas que serão transformadas em vias interbairros.
A Prefeitura construirá uma ponte que ligará a av. Nossa Senhora da Vitória (Parque Vitória) à av. General Arthur Carvalho (Turu). As estruturas iniciais de fundação da ponte, conhecida na comunidade como “Pai Inácio”, chegaram a ser iniciadas, mas não foram concluídas.
Ao visitar o local, o prefeito fez todo o percurso que será urbanizado. Após a vistoria, ele assegurou, depois de medidas a serem tomadas, que envolve projeto, recurso, licitação, a construção da ponte, asfaltamento e iluminação de todo trecho que interligará os bairros. A previsão é que a ponte esteja concluída nos primeiros meses 2014.
O processo licitatório de contração da empresa que executará os serviços deve ser iniciado em breve. De imediato, a Secretaria de Obras e Serviço Públicos (Semosp) iniciará os trabalhos de terraplanagem, utilizando o material humano e equipamentos próprios. “As máquinas irão fazer a escavação do leito do riacho onde será levantada a ponte, uns dois metros de profundidade, bem como toda a retificação e ainda o remanejamento de cinco postes”, explicou o secretário José Silveira.
Finalizadas as obras da ponte e de urbanização da área, possibilitarão a ligação de localidades da Cohab, Cohatrac, Ipem Turu ao bairro do Turu, criando uma via paralela à São Luís Rei de França. Pelo projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), a ponte de concreto terá algo em torno de 30 metros.
Mobilidade
Em mais um dia de visita aos bairros de São Luís, o prefeito Edivaldo ressaltou que ações desse tipo contribuirão para a melhoria da infraestrutura viária de São Luís e representa uma importante opção para desafogar o trânsito no entorno da região do Turu, Parque Vitória e adjacências.
“Pegamos uma demanda reprimida nessa questão da infraestrutura. Tendo em vista essa deficiência que ocasiona muitos transtornos à população, estamos fazendo um grande trabalho de requalificação asfáltica nos bairros, um esforço que ofertará aos moradores melhores condições de trafegar por nossas ruas”, destacou Edivaldo, ao enfatizar que, paralelo a isso, está empenhado em oferecer efetividade nos serviços de mobilidade urbana, através de estudos técnicos e um conjunto de intervenções de maneira a garantir conforto e rapidez ao cidadão ludovicense no trânsito.
Canal do Rio Gangan
O prefeito e sua comitiva, em seguida, dirigiram-se até o canal do rio Gangan, que teve a canalização de um trecho de 1.100m iniciadas pela gestão anterior com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e finalizada pela atual administração.
Na área do canal, a Prefeitura de São Luís promove a urbanização e a construção de vias paralelas de escoamento, com a ligação da Avenida São Luís Rei de Franca à rua do Aririzal, desafogando o trânsito intenso daquele pólo. Segundo o superintendente do Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac), Roberto Sousa, a estimativa de conclusão é até dezembro.
Leia também:
Prefeitura reforça ações de sinalização em São Luís
Falta de mobilidade urbana é um tormento para população de São Luis (MA)
Equipe acompanha a rotina no metrô da maior cidade do país