A equipe do metrô de Madri que fará uma auditoria nas obras do metrô de Salvador já está na capital baiana. Durante dois meses, os consultores vão trabalhar na avaliação das obras, instalações e trens, além de sugerir os ajustes necessários.
A equipe atuará diretamente com os técnicos da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) e da CCR, concessionária que venceu a licitação do Sistema Metroviário, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido.
Ontem, eles tiveram a primeira reunião com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o presidente da CTS, Carlos Martins. “A empresa do metrô de Madri tem vasta experiência e será nossa parceira nesse processo”, afirmou Monteiro. Os trabalhos começaram ontem mesmo, com uma primeira visita à Linha 1, em obras há 14 anos.
O primeiro trecho, da Lapa até o Retiro, tem prazo de 11 meses para começar a operar, enquanto o segundo trecho, até Pirajá, 15 meses. A estimativa é que, em abril de 2017, os 40 quilômetros de metrô estejam rodando. As obras devem ser retomadas este mês, após a assinatura do contrato, com data ainda indefinida.
Leia também:
'Metrô não vai resolver problema', diz Peñalosa sobre trânsito em Salvador
Na Bahia, governador anuncia metrô até Cajazeiras
Governo da Bahia muda lei para permitir subsídio ao metrô e prevê déficit