Mais vias reservadas para o transporte coletivo e o aumento da fiscalização fazem com que, em média, 26 motoristas sejam multados a cada hora em São Paulo por desrespeitar as faixas exclusivas de ônibus, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Nos primeiros oito meses do ano, foram aplicadas 152.701 multas para motoristas que usaram a faixa. No mesmo período de 2012, foram emitidas 24.522 autuações para esta mesma infração, um aumento de 522%.
A multa para quem desrespeita a faixa é de R$ 53, mais 3 pontos na carteira de habilitação. Segundo a CET, o aumento no total de multas entre janeiro e agosto se deve à intensificação da fiscalização para coibir o desrespeito aos motoristas que trafegam indevidamente nestas vias segregadas e também ao crescimento da malha viária exclusiva para os ônibus.
Em agosto de 2012, a cidade tinha 62,5 km de faixas exclusivas à direita, número que passou para mais de 170 km em agosto deste ano - aumento de 172%. A meta da atual administração é totalizar 220 km até o fim de 2013.
Aumentou também, embora em nível diferente, o número de multas aplicadas a motoristas que transitam na faixa da esquerda regulamentada para circulação exclusiva, os chamados corredores de ônibus.
Entre janeiro e agosto foram aplicadas 199.830 multas. No mesmo período do ano anterior, foram emitidas 190.759 autuações, um aumento de 4,75%.
Câmeras e mais radares
A Prefeitura de São Paulo planeja intensificar a fiscalização. Além da licitação dos radares que chegou a ser iniciada neste ano, a administração municipal começou a testar câmeras instaladas nos ônibus que flagram os infratores nas faixas exclusivas para ônibus.
A cidade tem mais de 2,5 mil fiscais e 77 radares que fiscalizam desrespeitos no trânsito. O novo sistema de câmeras instaladas nos ônibus está em teste. A Prefeitura não diz quando ele começa a multar nem quantos ônibus vão virar radares ambulantes.
Essa política, para melhorar o trânsito da cidade, é considerada prioritária e a Secretaria Municipal de Transportes aumentou o rigor da fiscalização para mostrar que os motoristas também vão ter que levar a mudança a sério.
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