Investimentos em transporte público tornam Uberlândia cidade modelo

A medida facilita a vida de várias pessoas que precisam do ônibus para realizar atividades do dia a dia

Notícias
 

 |  Autor: Prefeitura de Uberlândia  |  Postado em: 13 de setembro de 2011

Uberlândia

Uberlândia

créditos: economiamonetaria-tetradracmaa.blogspot.com

Uberlândia foi a primeira cidade brasileira a disponibilizar uma frota de transporte coletivo 100% acessível, com elevadores nos 395 veículos que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Estas são propostas em acordo com os ideais do prefeito Odelmo Leão em sua gestão. Os investimentos levaram Uberlândia a se tornar referência no segmento, contribuindo inclusive para o Município ser reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade do transporte oferecido à população.

Um dos reconhecimentos veio em maio deste ano do governo de Dubai (Emirados Árabes Unidos), que incluiu Uberlândia no Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas. Vinculado ao Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat), o Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas é concedido às cidades e países que se destacam em seus trabalhos de boas práticas para melhorar a qualidade de vida da população em diferentes áreas. Além do prêmio, Uberlândia também recebeu o certificado 100% Acessible Public Transportation in Uberlândia: Free Path to Social Inclusion, Brazil” (Transporte Público 100% Acessível em Uberlândia: Um caminho para a Inclusão Social no Brasil).

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) também reconheceu a qualidade do transporte de Uberlândia, concedendo à cidade o troféu Mérito Municipalista por melhor transporte do Brasil. “Esses prêmios são o reconhecimento de um trabalho feito por uma administração séria e responsável com visão para o futuro. O prefeito Odelmo Leão faz um trabalho voltado não só para o transporte, mas para a mobilidade urbana e por isso investe em corredores de ônibus, terminais e no próprio sistema viário”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Para atender as pessoas impossibilitadas de usar o sistema de transporte convencional, a Prefeitura de Uberlândia criou ainda o programa Porta a Porta, que beneficia atualmente cerca de 700 pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade que são comprovadamente carentes.  Cinquenta vans adaptadas com elevadores fazem a condução de quem necessita do serviço sem pagar por ele. “Ao assumir a administração municipal, o prefeito Odelmo Leão promoveu melhorias neste serviços, principalmente na frota de vans. Outra etapa de trabalho desse governo para tornar a cidade acessível são as travessias elevadas, instaladas em pontos estratégicos da cidade, oferecendo segurança aos pedestres e cadeirantes” completou Divonei Gonçalves.

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário