A maioria dos sistemas de compartilhamento de bicicletas funciona com bases fixas em que você pega uma bicicleta em um posto e a devolve em outro. Mas a empresa norte-americana Social Bicycles propõe algo diferente: deixar a bicicleta em qualquer lugar dentro de uma área designada. Assim, a bike – equipada com GPS e um computador portátil para ser localizada por qualquer smartphone – passa a ser o grande lance dessas redes, e não os bicicletários.
Segundo a empresa, esse sistema apresenta algumas vantagens significativas. Primeiro, ele seria mais barato – cerca de metade do preço – e, segundo, a infraestrutura seria mais flexível. Enquanto esquemas como o Bike Sampa ou o Bike Rio operam a partir de grandes e imóveis estações, as bicicletas de livre circulação podem usar qualquer poste ou suporte disponível.
Para alugar uma bike da rede é possível reservar com antecedência ou simplesmente encontrar uma na rua. Um aplicativo mostra onde as disponíveis estão localizadas. Para pegá-la é preciso digitar uma senha no teclado que ela carrega na parte de trás, de forma semelhante a um caixa eletrônico de banco.
A empresa ainda garante que as bikes, apesar de estarem “soltas” continuam sob o controle dos operadores, que sabem sempre onde e com quem cada uma está – quem pensar em roubar uma das magrelas dificilmente vai conseguir tirar seu GPS interno. O serviço começou a funcionar nos arredores de Manhattan e agora começa a se espalhar pelos EUA, onde o compartilhamento de bicicletas já avança a passos largos. Será que é uma boa iniciativa para cá?
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