Câmara de Natal aprova bilhetagem única para alternativos e ônibus

Ônibus e alternativos precisarão de adaptações para receber sistema. Assunto foi reivindicado pelos permissionários que ocuparam prefeitura

Notícias
 

Fonte: G1 RN  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 27 de setembro de 2013

Permissionários ocuparam prefeitura em julho

Permissionários ocuparam prefeitura em julho

créditos: Leonardo Melo/G1

 

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto que institui a bilhetagem única para ônibus e alternativos. O assunto foi enviado à Casa Legislativa após reuniões entre a prefeitura e o Sindicato dos Transportes Opcionais e Alternativos do Rio Grande do Norte (Sitoparn), que ocupou o Palácio Felipe Camarão para reivindicar a unificação do bilhete. O projeto seguirá para sanção do prefeito Carlos Eduardo (PDT). Os alternativos precisam passar por adaptações para receber o sistema.

 

O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal no fim de agosto, ocasião em que os permissionários do transporte alternativo fecharam ruas próximas à Casa Legislativa para pressionar o recebimento da matéria. Um mês antes, no dia 24 de julho, os permissionários ocuparam o prédio da Prefeitura de Natal e uma das reivindicações era a unificação da bilhetagem eletrônica.

 

Após 33 horas de ocupação, os manifestantes saíram do Palácio Felipe Camarão com uma audiência agendada com o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Após várias reuniões e discussões com a equipe jurídica da prefeitura, no dia 12 de agosto Carlos Eduardo anunciou que o Executivo iria elaborar um projeto de unificação da bilhetagem eletrônica. A matéria foi aprovada por unanimidade nesta quarta na Câmara Municipal da capital potiguar.

 

Licitação do transporte público Começaram nesta quarta as audiências públicas para discutir o projeto de lei que autoriza a execução da licitação e organização do transporte urbano de Natal. O primeiro da série de quatro encontros aconteceu na zona Oeste da capital potiguar. As reuniões seguintes estão agendadas para as zonas Sul, Leste e Norte, e fazem parte do acordo entre o Executivo Municipal e a presidência da Câmara Municipal para votação do texto na Casa.

 

Os moradores da zona Sul participarão da audiência pública no dia 27 de setembro, na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), localizada na avenida Omar O’Grady, S/N, Pitimbú, no horário das 8h às 13h. No dia 30 de setembro a audiência será realizada para os moradores da zona Leste no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Sesc), na rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta, no horário das 8h às 13h.

 

Para os moradores da zona Norte a audiência pública será realizada no 2 de outubro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Região Norte), localizado na rua Brusque, 2926, conjunto Santa Catarina- Potengi. Todas as audiências serão realizadas das 8h às 13h.

 

 Leia também:

Prefeitura de Natal atrasa mobilidade e valor das obras salta a quase R$ 40 mi

Empresas trabalhando pela mobilidade?

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário