Pesquisa de satisfação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo) aponta que a pior linha, na opinião do usuário, é a 12-Safira (Brás/Calmon Viana). Já entre as que tiveram maior aumento satisfação está a Linha 10-Turquesa e 8 Diamante.
Do ramal que corta a região do ABC paulista, 59% dos passageiros da Linha 10 avaliam o serviço prestado como bom ou excelente. O índice, referente a 2012, é 7% maior do que os 52% registrados no ano anterior. Há quase dois anos, a linha que prestava serviço até a Luz, foi encurtada e teve seu ponto final na estação Brás. A CPTM argumentou que a mudança era para reduzir o intervalo entre trens, o que parece que acabou sendo plausível, já que houve melhoras nos índices de satisfação.
Já a Linha 8-Diamante obteve 56% de opiniões favoráveis, ante 47% no ano anterior. O ramal recebeu 36 novos trens, e teve também redução no intervalo. O ramal será o primeiro da companhia a contar com novo sistema de sinalização, o CBTC.
Queda na avaliação
Como nem tudo são flores, a maior parte das linhas da CPTM teve queda nos índices de avaliação. A Linha 12-Safira (Brás/Calmon Viana) foi a que recebeu pior nota: apenas 26% de classificações como boa ou excelente. Em 2011, a taxa era de 43%. Na média, o serviço prestado pela CPTM foi considerado de bom nível por 44% dos usuários.