Cerca de 2.500 pessoas atenderam o chamado da Prefeitura de Maceió e participaram das ações em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, que ocorre neste domingo, dia 22, em várias cidades brasileiras. Em Maceió, as atividades tiveram início com um passeio ciclístico a partir do Posto da Polícia Rodoviária Federal, até a Praça do Centenário, onde se concentraram as atividades.
Segundo a Associação Alagoana de Ciclismo, mais de mil ciclistas participaram do passeio, que percorreram cerca de 12 quilômetros. “É um momento importantíssimo, em que a Prefeitura de Maceió apoia e incentiva a prática do esporte, da preservação do meio ambiente e a educação para o trânsito”, defende Gildo Santana, presidente da entidade.
Ainda na concentração, era possível encontrar histórias de amor com o ciclismo, como o pai que levou o filho de apenas 1 anos e seis meses para participar da atividade ou jovens que vieram pedalando desde Maragogi e Murici para participar do passeio na capital alagoana.
Ao chegar à Praça do Centenário, onde foram concentradas as atividades, os ciclistas receberam hidratação e aulas de alongamento. O evento foi comemorado por todos os participantes que reconheceram a importância do debate sobre a melhoria da qualidade de vida, com a redução do número de veículos em circulação.
Atividades na praça
Quem foi à Praça do Centenário encontrou serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, Proteção ao Meio ambiente, Limpeza Urbana, Guarda Municipal, Transporte e Trânsito, entre outras. O evento ainda contou com o apoio do Instituto do Meio ambiente, SESC/SENAC e Corpo de Bombeiros Militar, que levou a sua banda, além dos Bombeiros Mirins, que fizeram demonstração de primeiros socorros.
Para as crianças, a festa foi enriquecida com uma série de atividades lúdicas. Alunos de escolas públicas assistiram espetáculo de bonecos e brincaram com atores do grupo Sua Majestade, o Circo.
O secretário do Meio Ambiente, Rapahel Wong, que participou do evento pedalando a sua bicicleta, destacou a importância do Dia Mundial sem carro. Wong relembrou, ainda, que a Praça do Centenário foi totalmente recuperada, inclusive brinquedos e bancos. Ainda durante as atividades, a Sempma montou um estande para orientações e distribuição de mudas, além de atividades lúdicas voltadas para as crianças.
Já o superintendente de Transporte e Trânsito (SMTT), Tácio Melo, falou da importância da participação de todas as secretarias para a realização do Dia Mundial sem Carro. Tácio lembrou que a questão da mobilidade urbana é do interesse de todos e que o respeito ao ciclista é mais um elemento do trânsito nos grandes centros urbanos.
A secretária executiva de Governo, Adriana Toledo, comemorou a adesão da população, que compareceu deixando seu carro em casa e participando das atividades promovidas pela Prefeitura de Maceió.
Leia também:
Em Cuiabá, ciclistas percorrem 7 km no Dia Mundial Sem Carro
Em Manaus, mais de 850 pessoas aderem ao Dia Mundial Sem Carro
Dia Mundial Sem Carro reúne ciclistas no Eixão, em Brasília