São Paulo: Linhas intermunicipais passam a circular na madrugada

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) a criação de linhas de ônibus intermunicipais para operar nas madrugadas

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 20 de setembro de 2013

Serão 18 municípios atendidos

Serão 18 municípios atendidos

créditos: Divulgação

 

Dezoito cidades serão beneficiadas. A tarifa será a mesma cobrada pelos serviços durante o dia.

 

A partir desta sexta-feira (20), o serviço denominado "Corujão" vai assegurar a circulação de linhas 24 horas na Zona Oeste de São Paulo todas as sextas e sábados. Em uma segunda etapa, dez linhas terão o horário ampliado.

 

Na Zona Oeste da capital, as linhas devem circular nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo para ajudar passageiros que trabalham ou frequentam bairros boêmios, como a Vila Madalena e a região da Avenida Doutor Arnaldo. O serviço será um estímulo para quem ingerir álcool não se deslocar de carro.

 

Noventa e oito ônibus farão as linhas: Itapecerica da Serra (Pq. Paraíso) – SPO (Pinheiros), Embu das Artes (Jd.São Marcos) – SPO (Pinheiros), Osasco (Munhoz Júnior) - SPO (Vila Madalena), Carapicuíba (Cohab V) – SPO (Pinheiros) e Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) – SPO (Pinheiros). Inicialmente, eles deverão passar de hora em hora. 

 

Ampliação do horário

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) está fazendo ajustes nos horários para assegurar que os últimos passageiros do Metrô possam pegar um ônibus nos terminais e chegar a municípios vizinhos a partir de sexta-feira (27) deste mês.

 

Serão 114 ônibus que farão as linhas:

003- Guarulhos (Taboão) – São Paulo (Metrô Tucuruvi)

105- Guarulhos (Jardim Moreira) – São Paulo (Metrô Parada Inglesa)

319- Guarulhos (Vila Any) - São Paulo (Metrô Corinthians-Itaquera)

288- São Bernardo do Campo (TerminalFerrazópolis) - São Paulo (Metrô Jabaquara)

138- Osasco (Munhoz Junior) - São Paulo (Metrô Vila Madalena)

855- Diadema (Jd.Santa Rita) - São Paulo (Jabaquara)

350- Itapevi (Cohab) - São Paulo (Terminal Rodoviário Barra Funda)

562- São Caetano do Sul (Jd. São Caetano) - São Paulo (Metrô Vila Prudente)

361- Francisco Morato (Parque 120) – São Paulo (Terminal Rodoviário da Barra  Funda)

377-Poá (Jardim Nova Poá) - São Paulo (Parque Artur Alvim)

 

Para mais informações, visite o site da EMTU (http://www.emtu.sp.gov.br). Um aplicativo ficará disponível para os usuários em cerca de 15 dias. Através dele o usuário poderá saber a distância que o coletivo está do ponto de ônibus. O tempo estimado para fazer o percurso, no entanto, não estará online em um primeiro momento.

 

Capital

No início deste mês, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável pelo transporte público da capital paulista, informou que, a partir de janeiro do ano que vem, a cidade São Paulo terá 140 linhas funcionando durante as madrugadas. A ideia é facilitar a mobilidade entre as 0h30 e as 4h e evitar que usuários fiquem muito tempo esperando nos pontos.

 

A iniciativa amplia o serviço que existe hoje, composto por 98 linhas. No total, 430 coletivos entre incluindo micro-ônibus irão circular durante a madrugada.

 

No sistema estrutural, composto pelas principais avenidas da cidade, o intervalo será de 15 minutos entre os ônibus. Assim, algumas linhas poderão fazer trajetos semelhantes aos do Metrô, que não funciona durante a madrugada. Já nos bairros, o intervalo entre os ônibus será de 30 minutos, segundo a SPTrans.

 

Leia também:

SP: Pesquisa de Imagem 2012 sugere que problemas urbanos são maiores nas áreas residenciais periféricas 

São Paulo tem quatro projetos de Trens Regionais 

Mobilidade Urbana: Onde foi que erramos? 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário