No Recife, lançado o projeto Trânsito é Vida

A meta do projeto é mudar o comportamento de motoristas, ciclistas e pedestres, para a redução de mortes e acidentes

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de setembro de 2013

Projeto Trânsito é Vida tem a missão de reduzir os

Projeto Trânsito é Vida tem a missão de reduzir os acidentes

créditos: Júlio Rebelo/JC Trânsito

 

A solenidade de lançamento acontece no Auditório Capiba, edifício sede da Prefeitura do Recife. Na ocasião, será instalado o Comitê Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito do Recife e a campanha educativa realizada por arte-educadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) no Bairro do Recife. A iniciativa é das Secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, com apoio do Ministério da Saúde. 

Desde as 7h, quarenta e dois arte-educadores se posicionaram em pontos estratégicos do bairro, orientando os motoristas sobre como se comportar de forma civilizada, evitando acidentes e violência, usando placas com as inscrições Respeito, Atenção e Gentileza, distribuindo materiais explicativos sobre o projeto.


O Comitê Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito no Recife terá a participação de representantes de cinco secretarias municipais (Saúde, Mobilidade e Controle Urbano, Educação e Segurança Urbana), das secretarias estaduais de Saúde e Defesa Social, do Ministério Público de Pernambuco, Detran, Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e do  Conselho Municipal de Saúde. A ação integrada dos agentes do comitê permitirá o aperfeiçoamento dos sistemas de informações sobre os acidentes, como vias e horários em que mais ocorrem e o perfil dos envolvidos.

Com esses dados, será possível elaborar um plano de ação com intervenções de engenharia, fiscalização e campanhas educativas direcionadas aos fatores de risco prioritários elencados pelo projeto que são a associação entre direção e bebida alcoólica e o excesso de velocidade. O socorro às vítimas também será norteado pelos dados colhidos pelos órgãos envolvidos no comitê, qualificando assim o atendimento aos acidentados.

No Recife, em 2012, foram registrados 3.577 atendimentos por acidentes de transporte nas Unidades Sentinelas de Informações para Acidentes de Transporte (Hospital da Restauração, Otávio de Freitas, Getulio Vargas e UPA da Imbiribeira). O Samu Metropolitano do Recife registrou 5.738 ocorrências neste mesmo ano. De 2003 a 2012, 2.209 óbitos foram causados por acidentes de trânsito na capital pernambucana, uma média anual de 221 mortes.

O projeto

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foram pioneiras na promoção da saúde e cultura de paz no trânsito, ao desenvolverem o Projeto Mundial sobre Prevenção de Lesões e Mortes no Trânsito e Segurança Viária. No país, o Ministério da Saúde batizou o projeto de Vida no Trânsito.

Em 2010, o governo federal lançou o projeto em seis capitais (Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte, Teresina e Palmas). Em 2011, ocorreu a expansão para as demais capitais e Brasília, garantindo financiamento de R$ 250 mil para municípios com mais de um milhão de habitantes investirem no projeto, por meio da portaria 3023/2011. No Recife, o projeto ganhou o nome de Trânsito é Vida e está sendo implantado pela atual gestão.

 

Leia também:

 Começa obra das estações para transporte no Capibaribe, no Recife

Torcedores já vêem problemas na volta da Arena Pernambuco

Bike PE chega a Jaboatão dos Guararapes

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário