SP: Pesquisa de Imagem 2012 sugere que problemas urbanos são maiores nas áreas residenciais periféricas

A maioria da população que se utiliza de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) inicia sua jornada diária embarcando em um ônibus

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Fonte: ANTP  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de setembro de 2013

Problemas enfrentados na segunda etapa da viagem

Problemas enfrentados na segunda etapa da viagem

créditos: Divulgação

 

A maioria da população que se utiliza de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) inicia sua jornada diária embarcando em um ônibus.  Desses, 30% se utilizam de ônibus municipal da capital e 22% de Ônibus Municipal dos Outros Municípios da RMSP.

 

Se no primeiro trecho os ônibus prevalecem, no segundo percurso de suas viagens diárias os trilhos dominam: metrô (38%) ou trem (31%) são os escolhidos. A opção pelos outros modais cai bastante: ônibus nos corredores da capital, 8%; ônibus municipal da capital: 6%; ônibus Corredor São Mateus/ Jabaquara (EMTU): 6%; ônibus Metropolitano, da Grande São Paulo (Intermunicipal da RMSP): 4%; microônibus municipal da capital: 4%; ônibus em terminal: 2%; ônibus municipal dos outros municípios da RMSP: 2% e Expresso Tiradentes: 1%.

 

Esses dados fazem parte da "Pesquisa de Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo 2012”, coordenada pelo Grupo de Trabalho de mesmo nome, ligado à "Comissão Técnica de Pesquisa de Opinião" da ANTP. Esta pesquisa vem sendo feita, anualmente, desde 1985, pela ANTP e empresas responsáveis pelo transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com o objetivo de conhecer a imagem de seus serviços junto à população e usuários.

 

Outro dado interessante detectado pela pesquisa, realizada pela Toledo & Associados, foi o de que a percepção dos problemas nos trajetos é bem maior na primeira e segunda etapa da viagem, indicando que os problemas urbanos são maiores nas áreas residenciais periféricas e que a infraestrutura de paradas, terminais e estações ainda são menores que o necessário.

 

O ônibus é o modal que atende ao usuário nos locais mais distantes, submetido às condições urbanas mais adversas. Os trilhos complementam sua viagem, já em condições urbanas melhores, mas ainda com uma infraestrutura de transporte precária.

 

Para ter acesso à edição completa de todas as pesquisas, visite a seção Vitrine, no site da ANTP. Para ir direto à Pesquisa de Imagem 2012, basta clicar aqui

 

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