Está concluída a primeira etapa da ciclovia do Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul (RS). O trecho, com espaço exclusivo para se andar de bicicleta e calçada para caminhadas, se aproxima dos 60% da cobertura prevista no projeto. A reforma do percurso de aproximadamente 6,5 km, que começa próximo ao módulo da Brigada Militar e segue até o local onde funcionava a antiga Dimon, é uma reivindicação antiga dos ciclistas da cidade.
Segundo a prefeitura, a obra servirá de modelo para ciclovias de outras cidades. “O que estamos construindo é uma estrutura profissional, com tudo o que é necessário para os ciclistas e as pessoas que quiserem caminhar no Distrito Industrial”, explica o secretário de Transportes de Santa Cruz, Alex Knak. As equipes da Secretaria de Obras e Viação trabalham diariamente desde o início de março. Isso, segundo Knak, não deve mudar. “As obras seguirão no mesmo ritmo. Durante a Oktoberfest, quando é necessário reformas para melhorias em outras entradas da cidade, a equipe deve se dividir, mas a ciclovia não para.”
O local, que antes era revestido com uma cobertura de brita, agora já conta com asfalto. Também já foram instaladas placas de sinalização e pinturas. O secretário ainda afirma que a preocupação da população com a divisão de pedestres e ciclistas foi tratada com atenção. “Existe uma calçada para caminhadas. Os dois setores estão bem divididos, sem perigo algum.” Ainda assim, ressalta que serão colocados fiscais para instruir a população. A inauguração da primeira etapa está prevista para depois da Oktoberfest.
Leia também:
Curso de montagem de bicicleta atrai alunos de Joinville
"Melhor solução é entender o transporte como um sistema único"
SC: Após pedalar pelas ruas da capital, prefeito promete melhorias