O secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, afirmou na sexta-feira (6) que os municípios de Magé e Guapimirim serão beneficiados com a chegada de dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). O anúncio foi feito em reunião no Palácio Anchieta com os prefeitos dessas cidades, Nestor Vidal e Marco Aurélio, respectivamente. Também foi informado que 16 novos carros estão sendo licitados.
O prefeito de Magé aproveitou para solicitar ao secretário um estudo com a finalidade de, futuramente, ativar uma linha que ligaria Guia de Pacobaíba a Guapimirim. Lopes informou que irá enviar uma equipe técnica do seu gabinete para realizar os estudos preliminares e montar um projeto para atender ao pedido.
“Gostaria de, em primeiro lugar, destacar a implementação da ciclofaixa em Magé. A cidade está em consonância com a diretriz mundial de valorizar o transporte alternativo, como a bicicleta. Outro ponto é que, após uma reunião com o governador Sergio Cabral, ficou autorizado a instalação dos VLTs nos municípios de Magé e Guapimirim em um curto espaço de tempo. Também vamos investir na revitalização das estações e de todo seu entorno para oferecer uma melhor mobilidade urbana para os moradores de ambas as cidades”, afirmou Julio Lopes, que também entregou 20 bicicletas que serão repassadas à Guarda Municipal de Magé para o tráfego dentro das ciclofaixas e ciclovias do município.
O prefeito de Guapimirim, Marco Aurélio, disse que a luta pela melhoria do transporte ferroviário acontece há muito tempo, mas que “somente o governador estendeu a mão e o secretário Julio Lopes deu esperança quando mais ninguém acreditava na possibilidade”.
Também participaram da reunião o Chefe de Gabinete, Paulo Vaz; o secretário de Segurança, Sergio Venâncio; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Central, Valmir Lemos Índio; o vice-presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza; o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Rio, Jorge Saraiva; Luiz Mario Macaco, Marilene Formiga, Messias Ferreira, Evaristo Spenglen, Jorge Gonzaga Azulão, Betinho Fares, José Rosário, todos da Coordenação Executiva do Movimento do Projeto Central.
Leia mais:
Conselho de Transportes faz primeira reunião no Rio
RJ vai pedir à União investimentos diretos em mobilidade urbana
Projeto do VLT, em Macaé, RJ, corre risco de não sair do papel