Entre 21 e 28 de setembro, durante a Semana da Mobilidade, Niterói terá uma ciclovia temporária que ligará os campi da UFF (Universidade Federal Fluminense). A iniciativa é uma parceria da universidade com a Prefeitura de Niterói e marca o dia mundial sem carro, comemorado em 22 de setembro. A ciclovia funcionará como teste para o futuro circuito universitário, que facilitará o deslocamento dos alunos e professores entre os campi, além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Convidado para auxiliar na elaboração do projeto definitivo, o professor do Departamento de Urbanismo da UFF Werther Holzer afirma que há uma demanda dos alunos por segurança em seus deslocamentos de bicicleta. Segundo ele, hoje é arriscado circular pelo meio dos carros. "Além disso, a ciclovia pode alavancar uma política ecológica e sustentável na mobilidade urbana em Niterói", afirma.
A abertura da semana será no Campo de São Bento, em Icaraí, e, a partir do dia 21, a cidade contará com cerca de 10 km de ciclovias, demarcadas com cones, que poderão ser utilizadas pelos ciclistas. No dia 22, a Praia de Icaraí ficará fechada para veículos motorizados e seu espaço será usado para atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a mobilidade urbana.