Apenas 12 ônibus de Belém têm nível máximo de qualidade para circular

Apenas esses poucos veículos do transporte coletivo de Belém foram aprovados e identificados com selo de Certificação de Autorização de Tráfego (CAT)

Notícias
 

Fonte: G1 Pará  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de setembro de 2013

Já foram notificados 124 veículos e cinco foram la

Já foram notificados 124 ônibus; 5 foram lacrados

créditos: Divulgação

 

Apenas doze veículos do transporte coletivo urbano de Belém foram aprovados e identificados com selo de Certificação de Autorização de Tráfego (CAT), quando os veículos alcançam nível máximo de qualidade, concedido pela Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém (Amub). Desde 21 de agosto, a coordenadoria de Transporte vistoriou 141 veículos, de cinco empresas de ônibus nas chamadas Operação Corujão.

 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6). Já foram notificados 124 veículos e cinco foram lacrados por apresentar irregularidades graves. Os carros notificados têm o prazo de 20 dias para se adequar aos padrões de qualidade exigidos pela Amub. A primeira etapa da operação que visa vistoriar todas as empresas de transporte coletivo do município deve continuar até o dia 30 de outubro.

 

Durante o Corujão, os ônibus são avaliados quanto ao estado de conservação, documentação, se estão com a idade permitida pelo regulamento (que é de 10 anos), se estão em condições de trafegabilidade e dentro dos parâmetros de emissão de poluentes, cuja medição será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e com o Sest/Senat.

 

Além disso, é analisada a condição da garagem e a regularidade da frota, em especial se cada veículo corresponde à linha a qual está informada à Amub. Também é feita uma pesquisa de catraca, para saber se o número de passageiros corresponde ao informado ao órgão.

 

Aqueles que estiverem dentro dos padrões de qualidade recebem o selo do CAT, afixado no parabrisas dos veículos. Esta ação é a segunda etapa de um projeto que visa fiscalizar o serviço do transporte público de Belém. Na primeira etapa, realizada no primeiro semestre, as empresas foram chamadas a apresentar um cadastro detalhado, para que a Amub realizasse uma análise da frota que circula em Belém. Nesta segunda etapa, a equipe de fiscalização da Amub verifica se os dados correspondem à realidade apresentada pelas empresas.

 

Leia também:

Belém: nova frota de ônibus e obras do BRT, anuncia prefeitura 

Em Belém, governo e prefeitura fazem parceria para integrar o BRT 

Em obras, BRT de Belém tem pedestres e ciclistas 


Comentários

silvio magalhães - 22 de Maio de 2017 às 10:10 Positivo 0 Negativo 0

bom dia . população humilhada de belém temos que tomar providências contra essa administração p[ublica municipal pois é uma vergonha uma ciadade com 1.200.000 habitantes só terem 12 veículos com certificado de trafegabilidade, vamos mover uma ação.

Clique aqui e deixe seu comentário