A cidade de São Paulo terá 140 linhas funcionando durante a madrugada a partir de 2014. A ideia é facilitar a mobilidade entre as 0h30 e as 4h e evitar que usuários fiquem muito tempo esperando nos pontos. Segundo a SPTrans, empresa municipal que administra o serviço de ônibus, o projeto deve começar a funcionar em janeiro.
No sistema estrutural, composto pelas principais avenidas da cidade, o intervalo será de 15 minutos entre os ônibus. Assim, algumas linhas poderão fazer trajetos semelhantes aos do Metrô, que não funciona durante a madrugada. Já nos bairros, o intervalo entre os ônibus será de 30 minutos, segundo a SPTrans.
A iniciativa amplia o serviço que existe hoje, composto por 98 linhas. No total, 430 coletivos entre incluindo micro-ônibus irão circular durante a madrugada.
A remuneração das empresas será por quilômetro rodado, e não por passageiro. O sistema é diferente da remuneração tradicional pelas viagens ocorridas durante o dia. A forma de remuneração por quilômetro vai garantir que as empresas recebam pelo serviço mesmo que circulem sem passageiros.
A medida faz parte do plano de 100 metas e prioridades anunciado pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em julho para 2014. Segundo a Prefeitura, o projeto ainda está em estudo e sujeito a alterações.
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