Metrô do Recife não terá horário estendido para jogos após 21h

Gerente de comunicação da CBTU explica que é inviável atender os torcedores em um jogo que começa às 21h50

Notícias
 

Fonte: Jornal Cotidiano  |  Autor: Elmo Martins  |  Postado em: 05 de setembro de 2013

Torcedores voltando da partida encerrada as 22h45

Torcedores voltando da partida encerrada as 22h45

créditos: Reprodução

 

 

Em menos de uma semana, os torcedores pernambucanos enfrentaram duas situações distintas para ir aos jogos realizados à noite na Arena Pernambuco. No clássico Náutico x Sport, pela Copa Sul-Americana, os metrôs só funcionaram até às 23h. Portanto, aqueles que não fossem em veículo próprio e ficassem até o fim da partida – que começou às 21h50 e terminou depois da meia-noite – teriam que voltar de táxi ou ônibus.

 

Um cenário diferente foi visto na última terça-feira, quando o Timbu recebeu o São Paulo. Os metrôs trabalharam até a meia-noite. Porém, o jogo começou às 21h. O problema é que a jornada prolongada das atividades metroviárias só será empregada nos duelos iniciados até às 21h. E como o Náutico ainda terá outras partidas às 21h50 (na próxima quarta-feira, 11, os alvirrubros encaram o Grêmio neste horário), os torcedores terão menos opções de transporte público na volta para casa.

 

Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a empresa já está funcionando em horários além do normal nos dias de jogos disputados à noite na Arena Pernambuco. Clamar por uma atividade mais prolongada dos metrôs é inviável e impensável, pois é na madrugada que são realizadas as manutenções nos veículos.

 

“Esticamos o horário para esse jogo contra o São Paulo porque a partida começou às 21h e acabou às 22h45. Até às 0h30 ainda havia metrôs funcionando. Encerramos tudo por volta de 1h da manhã, para darmos início à manutenção”, detalhou Salvino Gomes, gerente de comunicação da CBTU.

 

“Ontem (terça-feira), já foi no limite. No outro jogo, que começou quase às 22h e acabou depois da meia-noite ficamos sem condições de fazer a manutenção, porque às 5h já temos que funcionar normalmente para a população”, relembrou. Já os metroviários não escondem a aflição em relação à própria segurança, já que são obrigados a largar do trabalho em um horário tardio.

 

“O que preocupa a gente é a questão da segurança. Quem vai fazer a segurança do metrô nesses horários mais longos de funcionamento?”, questionou o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Diogo Morais. Hoje, a associação convocará um ato e distribuirá panfletos na Estação Recife, alertando à população sobre os riscos de se utilizar o transporte público no fim da noite.

 

 

Leia também:

Torcedores já vêem problemas na volta da Arena Pernambuco

 Pernambuco sem projeto para ampliar rede do Metrô que tem apenas 39,5km

Recife: estação de metrô de acesso aos jogos está sem banheiro e escada rolante

Com obra inacabada, nova estação do metrô do Recife é inaugurada

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário